7 de fevereiro de 2007

Vídeo Aula Crochê - Como Endurecer Crochê com Calda de Açucar

Existem várias receitas caseiras e até mesmo produtos industrializados para o processo de endurecimento do Crochê, também chamado por algumas pessoas de Engomar o Crochê. A receita que vou mostrar aprendi no blog de uma amiga Argentina, o Ideas Para Compartir. Utilizamos apenas açucar e água. Existem variações desta receita usando junto alcool e até mesmo levando ao fogo, mas não testei. Achei esta muito interessante pela simplicidade e como funcionou muito bem não achei necessidade.

Quando mostrei está receita aqui no blog no mês passado muita gente me perguntou sobre formigas que seriam atraidas pela calda de açucar. Depois de 3 meses utilizando este processo ate o momento não tive nenhum problema com insetos. Quanto a peça poder ser lavada, normalmente será necessário submeter a mesma a uma nova aplicação para que a peça fique endurecida.

Eu recomendo não expor a peça ao Sol após a aplicação da calda para evitar possíveis manchas. Lógico que o Sol em determinados horários não é tão intenso e não haverá problemas.

Um pequeno comentário, a mesinha usada neste vídeo foi feita pelo tio do meu marido a 40 anos e estava abandonada. Dei uma geral e fiz um trabalho de pátina envelhecida e ela ficou linda e todo mundo admira. Uma boa ideia para móveis antigos.

Vamos a 1ª vídeo aula:



Vamos a 2ª vídeo aula:




As peças de Crochê, Tricô e Bordado mostradas no blog estão disponíveis para encomenda, bem como os meus Dvds com vídeo aulas.

Sobre os Dvds tenho o Curso de Iniciantes com os Volumes 1 (Pontos e Técnicas básicas do Crochê) e o Volume 2 que é a continuação. Tenho também um grande número de Dvds com trabalhos completos e os especiais com os seguintes temas: Jogos de Banheiro, Bebê, Bicos e Barrados, Bolsas, Cachecóis, Casa (trabalhos para o seu lar), Flores em Crochê, Ímãs de Geladeira e Lembrancinhas, Moda Inverno, Leitura de Gráficos de Crochê, Mantas, Meias e Pantufas, Natal, Porta Moedas, Sachês, Sapatinhos Bebê, Tapetes e Cortinas, Toalhinhas e Vestuário Feminino.

Tenho também Dvds sobre Tricô e Bordado Livre (bordado da vovó). Acesse o
Elaine Croche Vídeos e veja todo o conteúdo dos Dvds com a relação dos pontos e trabalhos.

Para maiores informações sobre encomendas e Dvds, por gentileza entre em contato pelos e-mails abaixo:
tripiano@globo.com ou elainetripiano@brturbo.com.br

Visite o
Cantinho das Alunas e veja diversos trabalhos das alunas (os) do nosso blog. Mande o seu trabalho para ser publicado.

Obrigada pela visita e recadinhos!


17 comentários:

Samanta disse...

Acabei de ver os vídeos do endurecimento. Achei ótimo, a próxima vez vou usar a sua calda.
Beijo!

Anônimo disse...

Seja abençoada as tuas mãos e teu coração que compartilha os dons que Deus te deu!
Que Deus te cubra de bençãos.
Beijinhos.
Edna Araújo

Anônimo disse...

Oi Elaine, sismplesmente "adoro" seu blog, e você também por nos ensinar coisas tão maravilhosas. Já fiz vários passo-a-passo que vc postou aqui, fiz tantas bolsinhas de CD, que vc nem imagina, vendi todas!
Gostaria que vc ensina-se o passo a passo da bolsa fat botton que está no blog da Sanata e a bolsa de rosa que está no blog da Mirian
Um grande abraço, sou sua fã e venho te visitar todos os dias!
Super beijos e que Deus te ilumine sempre.
Glaucia
glauciaevelin@ig.com.br

Anônimo disse...

Muito bom Elaine, ah se num fosse vc pra nos ajudar, pois sou inexperiente ainda, naum perco nenhum dos seus videos, espero logo logo poder tah comprando os seus DVDs.

Bjus!!!

Lidiane Damasceno

Anônimo disse...

Elaine,
Te encontrei por uma caso e já estou assinando minha carterinha de fã, parabéns vc é genial.
Abraçus...
e me aguarde, poisacho q vou te procurar por muito mais vezes,heheheh.
Bju Linda.

elza disse...

Oi, quando vi seu blog eu já tinha feito essa receita que em outro lugar, mas observei algumas dicas que estava na duvida. Mas dá proxima vez vou fazer melhor e os videos estao otimos. Parabéns
Beijos

Jenny's World disse...

O sucesso possui três coadjuvantes:
*Trabalho
*Paixão
*E a propaganda dos amigos.
Bjs.
;D

Anônimo disse...

Que encanto de pessoa você é, menina. Acabo de chegar aqui, nem sei como e estou de boca aberta com seus trabalhos, assim como com a doçura de gente que você é. Compartilhar de seus conhecimentos e sua arte assim com quem tiver interesse é mais do que admirável! Meu muito obrigada, de coração. Voltarei sempre, com certeza. Um abraço.

Anônimo disse...

Ôi Elaine!
Te pergunto : Não precisa passar nenhum impermeabilizante ? A peça não corre o risco de ficar amolecida em tempo chuvoso (com a frieza)? Aguardo respostas.
Bjos,
Norminha

Anônimo disse...

ELAINE, SEU BLOG É SIMPLESMENTE FANTASTICO, AMEI O PONTO CASCATA, E VI A BOLSA FEITA COM ELE, TO TENTANDO FAZER, PERCEBI QUE OS PONTOS VÃO AUMENTANDO NO DECORRER DO TRABALHO, E GOSTARIA QUE ME DESSE UMA AJUDINHA, RSRSR, MAIS UMA NÉ, COMO FAÇO PARA FAZER A BOCA DA BOLSA TEREI QUE DIMINUIR, OS PONTOS, MAIS COMO FAÇO ISSO...
ME RESPONDA POR FAVOR, MEU EMAIL É: taniamaria500@hotmail.com, SE ATENDIDA AGRADEÇO DESDE JÁ.
OBRIGADA
TÂNIA.

Anônimo disse...

Elaine,
visito com frequencia... e adoro as coisas q vc faz, acho seu trabalho maravilhoso, pois ajuda quem não pode frequentar uma aula, por causa do tempo, como eu, adorei a calda do endurecimento de croche, vou testar, tenho uma duvida será que endurece peças de barbante?
se puder responder via e-mail, agradeço
luciacdaluz@hotmail.com

Unknown disse...

parabens pelo seu trabalho é encantador a arte do crochê,estou aprendendo alguma coisa pelo seu site,tenho muita vontade de aprender mas sou meio dificil de aprender as coisas.
q DEUS continue te abençoando com esse dom maravilhoso q ele te deu.
''parabens''

Anônimo disse...

Maravilhoso seu blog, nao sabes o quantome ajudou com as dicas de pontos, e a idéia de fazer vídeos foi simplesmente um diferencial muito grande no mercado de trabalho, Parabéns!

ROSA NEGRA CROCHE disse...

Oi fiz uma caixinha e usei a tecnica de endurecimento com calda ficou otima estou até fazendo outras.Pensei que talvez pudesse usar um impermebilizante o que vc acha?
fiz um blog só que ainda nao sei mexer nele assim que aprender posto meus trabalhos.Abraços

Anônimo disse...

Oi Elaine adorei seu blog é realmente explendido eu amo croche ,seus trabalhos são divinos obrigado pelas as dicas fiz a bolsa boton e adorei o resultado,beijos fique com Deus.
Jania

Anônimo disse...

Eu de novo Elaine vou fazer uma almofada de sapo que vi e adorei nossa como procurei e achei é linda.

Anônimo disse...

gostaria de saber se depois de seca, se naum atrai as formigas devido o uso do acucar????/