9 de abril de 2008

Dicas da Elaine Croche - Erros Simples em Gráficos de Crochê

O gráfico abaixo é de um Square (quadradinho) em Crochê de uma publicação famosa e conceituada e também se encontra disponível na net.

É um daqueles trabalhos que parecem ser fáceis a primeira vista, mas que na realidade insistem em não dar certo. E o problema não é com você que está fazendo a peça e seguindo o gráfico de forma correta, mas sim por um erro da publicação. Este gráfico vai bem até a 2ª carreira e a partir dela não há pontos suficientes para que a peça se mantenha plana, apesar do gráfico parecer certo. Tive que aumentar a quantidade de pontos em todas as carreiras a partir da 2ª para que o trabalho ficasse correto.

Vejam na foto abaixo o trabalho feito com o gráfico original e a diferença da peça com a adaptação feita por mim. Observem que a falta de pontos faz com que a peça fique encolhida.


 

Estes problemas com gráficos errados é bem mais comum do que se imagina. Ocorre não só com gráficos mas com receitas escritas também. Até nome de pontos errados você encontra. Não é preciso se desesperar, com um pouquinho de "tentativa e erro" você consegue.
 
Acredito que estes erros ocorram por uma questão simples, normalmente a artesã que executa as peças não faz o gráfico pois isso requer um conhecimento técnico que nem sempre ela possui. E por ter prazos a serem as publicações são feitas sem uma revisão por parte da artesã.

Obrigada pelas visitas e recadinhos !

8 comentários:

Maria disse...

Aaahhh! Esses gráficos! Só eu sei o quanto eu "apanho" com eles. Depois que conheci seu blog, melhorei muito no crochê e consigo até entender melhor os gráficos, mas ainda é meio complicado, é sempre um desafio. Bjs.

Anônimo disse...

Olá Elaine que maravilha de dica, nossa estou passando por isso uma receita que teima em não dar certo, mas agora com sua dica é que não desisto mesmo, OBRIGADA

Samanta L. Oliveira disse...

Oi amiga crocheteira!!! Pois e...Tambem ja observei esse tipo de erros em varias receitas e graficos em revistas que compro...E temos que fazer, desmanchar ate achar a quantidade exata de pontos, nao e? Otima dica,coleguinha!!! E parabens pelos seus trabalhos que continuam lindos!!! Um beijo...

Cid@ Gomes disse...

Realmente! Os gráficos algumas vezes deixam a desejar.
Valeu por mais essa dica!
gde bjo e um restinho de semana muito feliz!
bjks

Eunice Martins♥ disse...

oi querida isso ai é bem complicado mas com suas orientações eu chego lá. olhe passe no meu blog tem um presente para si lá .beijos.

Samanta disse...

Oi! Esta sua postagem eu não poderia deixar de comentar. Estais certíssima, esta história de gráficos e receitas que não dão certo é muito comum. Toalhinhas mesmo são campeãs. Tem que se tomar muito cuidado e não sair achando que é a pessoa que está fazendo errado, e não ter medo de desmanchar e modificar quando for preciso. Eu mesma a maioria dos gráficos e receitas que sigo eu modifico para o resultado ficar melhor.
Beijo,

Edilene Ruth disse...

Olá Elaine, sempre venho babar nos seus trabalhos, já ,marquei alguns videos do you tube que quero fazer, sua colcha de squares ficou linda, parabéns pelo imenso talento... um grande beijo Edilene.

Unknown disse...

Querida!!obrigada por tantas dicas legais,que são muito útil pra todas nós crocheteiras...bjos no coração.