19 de setembro de 2008

ELAINE CROCHE SEM FRONTEIRAS

A FOTO ACIMA É DA ANA BUMA. ELA TEM 11 ANOS E MORA EM UM VILAREJO PRÓXIMO AO DESERTO NO SENEGAL, UM PAÍS AFRICANO. ELA EXIBE SORRIDENTE A MOCHILA EM CROCHE FEITA POR ELA PARA IR A ESCOLA. UM MODELO QUE ESTÁ DISPONÍVEL EM VÍDEO NO BLOG.



NESTA OUTRA FOTO ELA ESTA AO LADO DA PAULA, UMA MISSIONÁRIA BRASILEIRA VOLUNTÁRIA QUE TRABALHA EM UM CENTRO DE SAÚDE, DESENVOLVENDO TRABALHO SOCIAL PROFISSIONALIZANTE QUE ENSINA AS MULHERES ARTESANATOS COMO O CROCHE. ASSIM ELAS PODEM GANHAR SEU PRÓPRIO DINHEIRO E AJUDAR EM CASA, JÁ QUE A MAIORIA SÃO MUITO POBRES O QUE TEM SIDO UMA GRANDE BENÇÃO PARA ELAS.

ESTE TIPO DE TRABALHO ME EMOCIONA MUITO, OBSERVEM A FELICIDADE DA ALUNA AO LADO DE SUA PROFESSORA, ESTE SORRISO FICARÁ PARA SEMPRE EM SUA MEMÓRIA POR MAIS QUE ELAS SE DISTANCIEM UMA DA OUTRA.

FOI A PAULA QUE ME MANDOU ESTAS FOTOS E CONTOU QUE A ANA ESTAVA VISITANDO A CASA DE SEUS VIZINHOS E VIU SUA FILHA FAZENDO CROCHE E COMEÇOU A PEGAR NA AGULHA DE FORMA ATRAPALHADA. PERCEBENDO O INTERESSE A PAULA COMEÇOU A ENSINAR A CORRENTINHA E ELA APRENDEU MUITO RÁPIDO, E FEZ A MOCHILA PARA LEVAR A ESCOLA SOZINHA. VOCÊS CONSEGUEM IMAGINAR A SUA FELICIDADE E ORGULHO ? EU ESTOU MUITO MAS MUITO FELIZ TANTO COM A PAULA POR DESENVOLVER UM TRABALHO QUE EU ADMIRO NAS PESSOAS, E MUITO ORGULHOSA DA ANA TER FEITO UMA PEÇA INTEIRA SOZINHA.

O INTERESSANTE É QUE A COMUNICAÇÃO ENTRE ELAS ERA COMPLICADA POIS A ANA BUNA FALA APENAS O DIALETO DO SEU POVO, O WOLOF E POUCAS PALAVRAS DO FRANCÊS. MAS A LINGUAGEM DO CROCHE É UNIVERSAL, A PAULA FAZIA, PEDIA QUE ELA OLHASSE BEM, FALAVA PARA ELA FAZER E ELA FAZIA CERTINHO. UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO.

JÁ RECEBI MUITAS FOTOS DE TRABALHOS DE ALUNAS, MAS ESTA ME DEIXOU MUITO EMOCIONADA. NÃO SÓ POR SER UMA ALUNA DE UM PAÍS TÃO DISTANTE, MAS TALVEZ POR SER DE UMA CRIANÇA DE 11 ANOS, A MESMA IDADE DA MINHA PRINCESINHA. O CROCHE SEMPRE FOI UMA ARTE UNIVERSAL E COM A INTEGRAÇÃO NA INTERNET TORNOU-SE SEM DUVIDA UMA ARTE SEM FRONTEIRAS.

MUITO OBRIGADA POR TUDO PAULA, CONTINUE COM ESTE TRABALHO MARAVILHOSO E A VOCÊ ANA UM ENORME ABRAÇO E
OBRIGADA A TODAS POR LEREM ESTA MENSAGEM.

ABRAÇO CARINHOSO A TODAS (OS)

ELAINE

OBS. AS FOTOS ACIMA FORAM EXIBIDAS COM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO.

37 comentários:

Anônimo disse...

Oi Elaine,
Tenho somente uma coisa a lhe dizer: Obrigada! não só por mim assim como muitas anas e também lucianas e tantas outras pessoas, você é um ser iluminado, que partilha seus conhecimentos com todas nós, Enfim não estou conseguindo me expressar muito bem! mas agradeço por tudo que faz por nós!
Deus Te Abençoe!
Fica com Deus!
Beijão!
Luciana Ap. Santana Dias
luapsantana@gmail.com.

Anônimo disse...

oi,elaine.fiquei muito emocionada em ler esta mensagem, foi muito bom vc mostrar essas fotos,pois me lembrei que tenho uma cartinha que minha professora de croche d. haide, mandou para minha mãe quando eu tinha 11 anos,isso foi no ano de 1967, pedindo que eu voltasse para as aulas nem que fosse por meia horinha por semana, parei pq ela morava muito longe (até fui ler a minha cartinha),adoro fazer croche e nas horas de nervoso é a unica coisa que me acalma e ajuda a esquecer os poblemas. parabéns.ana maria.
ana.prado@pop.com.br

bernadete Loura disse...

Elaine,ao ler fiquei arrepiada de emoçao, pela disposiçao da menina de aprender da voluntaria de ensinar enfim de voce se dispor de ajudar com carinho todas nós, que nosso amado Deus abencoe, com sabedoria na arte de ensinar.
Beijos!
Bom fim de semana.
Bernadete Loura. Minas Gerais

giovanna disse...

Ola Elaine,que bom ver situacoes como essa,ver que com poca coisa pode-se vazer feliz a muitas pessoas.Meu esposo chegou da africa a 15 dias depois de 6 mesese ,hoje el falava para mim do trabalho que vivem as pessoas naquele lugar para sobreviver y de como as mulheres fazem croche e otro tipo de artesanato na rua para assim poder levar um dinherinho para casa.Adimiro voce por tudo o que vaz.Mando beijo enorme.Sou sua fa

Ju R. disse...

nossa, elaine! achei sensacional!

Marina M disse...

Elaine,

Fiquei super emocionada com essa história, realmente o crochê é uma linguagem universal!
Parabéns a você por ajudar tanta gente a aprender essa linda arte, que nos faz tão bem!

bjs
Marina

fulgoremaximo disse...

lindoooooooooooooooooo

Adriana disse...

olá Elaine...é a primeira vez q comento por aki... embora spre tenha vontade, essa linda garota me emocionou demais, d um país tão distante, provando ao mundo q nada é impossível ao q crê...talvez levasse o seu material d escola na mão....e de repent, por meio d uma arte tão linda, o crochê...ela naum leva mais suas coisinhas na mão...e a Sra. missionária...q Deus possa sempre estar abençoando ela...e q as suas mãos estejam sempre prontas a ensinar outras mãos a realizar a arte de crochetar !!! ...gosto demais do seu blog Elaine...naum sou uma expert em croche....rs..mas tenho meus trabalhinhos...e a maioria q aprendi aki com vc...Bjos !!!...d uma nova amiga !

DIANA CROCHÊ disse...

OI elaine , li seu recado estou maravilhada com essa menina muito lindo tudo isso , imagino pra vc elaine quando recebe algo assim a emoção deve ser total ... saber o tanto ki seu trabalho é importante , e de responsabilidade adorei PARABÉNS PRA VC E PRA ELAS BJ.

Ivete disse...

Olá, querida prfª Elaine, parabéns.
Acho esse mundo virtual maravilhoso, é uma benção, lhe agradeço sempre, e peço à Deus que lhe ilumine cada vez mais.....Quem planta boas sementes, colhe frutos saborosos.Croche é iqual amor, linguagem universal todos compreendem.Obrigada.Feliz fim de semana.Abraços. Ivete

GABINHA disse...

Prof: Elaine,é muito emociaonante e gratificante ver que o croche atravessa fronteiras e não há barreiras que atrapalhe alguem de aprendê-lo.Parabéns a Paula que faz esse trabalho voluntário tão lindo,parabéns a Ana que superou a dificuldade da comunicação e fez uma peça tão bonita.Obrigado professora Elaine por dividir essa linda história conosco e por nos ensinar tanta coisa não só no croche mas nas lições de vida.Um bom fim de semana a você e sua família.
p.s: deixei um desafio para você no meu bloguinho,passe por lá.

Anônimo disse...

Querida Elaine, não consegui conter as lagrimas. Minha emoção foi por vários motivos : uma criança de um país carente se interessar por esta arte tão bonita , ver que a beleza do crochê não tem fronteiras e para muitas pessoas acabarem com o preconceito com o crochê como se ele fosse algo de ruim e proibido. Ao contrário se as famílias se ocupassem em passar alguns desses valores aos jovens talvez não teríamos um mundo com tantas pessoas desorientadas.
Continue conosco e obrigada por compartilhar seus conhecimentos com todos nós.

Juliana

Aminaath disse...

Oi Elaine!
Que linda história, Parabéns à todas!
É um exemplo pra todos, mostrando que o crochê e o carinho das pessoas podem transformar vidas para melhor!
Bj, boa semana, Ju

Estela disse...

Hola Elaine! Realmente este ejemplo de Paula y Ana es admirable! Me ha emocionado de verdad. Pienso que gran satisfacción para ti, por tu generosidad infinita! Felicitaciones.
visité el bog de Sônia Maria y quedé fascinada con el tapete con flores en espiral y ya ví tu video!
Muchas gracias, otra vez, por compartir tus conocimientos. Ya estoy intentado hacerlo!!!!
Con cariño Estela

Anônimo disse...

Oi Elaine
Hoje sábado deu um tempinho para ficar mais no teu blog ver uns videos que ainda não tinha visto,
e me deparei com esta historia tão bonita,realmente é uma arte que vale apena se dedicar e vc nos ensentiva cada dia mais com seus trabalhos maravilhosos.
Enviei alguns trabalhos que fiz para seu email,eu quero te pedir que me mande resposta pois se não recebeu te envio novamente.
evanilte@hotmail.com
Gostaria de fazer um pedido.......
Tem um trabalho que eu acho divino
se puder mostra um video?
Está na postagem de novembro 2007 é uma capa de baleiro na cor rocha.
Adoro teu blog a net sem ele não teria graça.
Que Deus te ilumine sempre
é mto bom ter vc como minha amiga virtual e seu carinho.
Tenha um lindo fim de semana
bjs

Aldora disse...

Elaine fiquei com um nó na garganta de emocionada de ver uma criança ter feito com tanto carinho a sua mochila, na verdade crochê não tem fronteiras e a Elaine muito tem ajudado com os seus ensinamentos cheios de paciência. Nunca é demais o meu agradecimento por tudo o que aqui ensina.
Felicidades
Beijinho
Aldora

Wanda Luchezi disse...

Elaine, essa é mais uma história de alegria e superação e de como a net aproxima pessoas de países e culturas tão diferentes. Parabéns essa também é uma conquista sua, pois ao doar-se, partilhando seus conhecimentos, faz com que muitas pessoas encontrem significado especial nesta arte tão linda e gostosa que é crochetar. Que Deus proteja à vc. e todos que lhe são caros. Um beijo em s/coração.

Cid@ Gomes disse...

Olá, Elaine!
Eu tb sou professora e sei muito bem que a maior recompensa que podemos receber é o real aprendizado do aluno. É muito bom ver, especialmente os pequenos, refletindo os bons exemplos que estamos sempre deixando, não é?
Parabéns a você que tanto contribui para "desvendarmos os mistérios do crochê", a Paula por seu trabalho missionário e a Ana Buna, por ser tão especial e esperta!
gde bjo, ótimo findi e uma semana abençoada

Anônimo disse...

Oi Elane,que coisa mais linda de se ver essa sua postagem,de um lado uma crinça carente,como tantas outras do nosso pais,tendo a oportunidade de aprender algo que com certesa fará a diferença em seu futuro,do outro lado a Paula, uma pessoa assim como voce,iluminada por Deus e que doa sem nada pedir em troca,por simples prazer de ajudar outras pessoas e crianças carente como a Ana.

Parabens e beijos no coração das tres.

Adélia

Anônimo disse...

MARAVILHOSA E MUITO COMOVENTE A HISTÓRIA DA ANA E O TRABALHO DA PAULA!SEM DÚVIDA O CROCHE SERÁ O COMPANHEIRO ETERNO DA ANA!!!

BJO!

MARIA ANTÔNIA

Maria disse...

Oi amiga fico emocionada de ver pois sei o quanto é importante os trabalhos artesanais na nossa vida principalmente o croche e quando se tem uma pessoa maravilhiosa como vc para nos ensinar é muito bom.
Bjus!eum ótimo final de semana.
Maria das Graças.

Linhas, lãs e afins... disse...

Bom dia, Elaine!

Isso mostra que tudo o que é feito com carinho e dedicação dá certo e muito! E podemos ver que não só a música e a matemática são linguagens universais, rsrs. Não é incrível como a gente consegue superar qualquer barreira por algo que gostamos?

Já pensou se um dia essa menina linda consegue te visitar pra mostrar as coisinhas que ela com certeza vai tecer, após fazer a mochila?

Beijos
Carolina

Edilene disse...

Oi minha amiga linda...
Você faz a diferença...
Que Deus te abençoe sempre, juntamente com todas da familia.
Abraços...

Edilene Brasilia DF

LICA ARTS CROCHE disse...

Oi minha amada.
Faz muito tempo que não passo por aqui,querida que Deus te abençoe muitissimo, obrigada pela sua dispnibilidade de nos mostrar e nos ensinar seus trabalhos,estou fazendo um bolero retangulo para minha filha assim que ficar pronto estarei postando no meu blog e lhe avisarei para que vc possa ver,espero que eu consiga postar pois estou enfrentando dificuldades para postar não sei o que está acontecendo.
bjssssssssssss

Amparo Paredes disse...

QUERIDA ELAINE,VC TEN QUE ESTAR MUITO ORGULLOSA COMO TUDAS FALAN EL CROCHE NÂO TEN FRONTERAS,ES UNIVERSAL,EU FICAR REALMENTE EMOCIONDA CON ESTA HISTORIA,A MENINA
FICOU LINDA,ELA SE NOTA QUE ES MUITO HABILIDOSA,A MISIONERA FACER UM GRANDE TREBALHO,CON PERSONAS QUE
TIENEN PRECARIEDADES EN PAISES,COMO ÁFRICA,PARABENS A MISIONERA,TB P/ANA E P/VC POR SUAS ENSINANZAS E SEGREDOS DE CROCHE.
FELICIDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.
BEIJOS PARA TUDAS.
BEIJOS A PRINCESITA.

MEUS CROCHES - LÚCIA disse...

Oi, Elaine, é realmente um prazer ver um trabalho tão grandioso como o seu, dar frutas num pais tão distante! E meninas tão novinhas aprender esta arte do croche! A professora é muito boa e saber passar pra todos com facilidade tb!
Bjs,
Lúcia

A magia do crochê disse...

Olá Elaine!!!
Vc vai marcar história no crochê...deve ser muito bom ver os seus frutos ser colhidos tão longe....Linda essa menina...a gente vê no olhar a alegria dela...Parabens!!!!
Bjooossss

Kátia Missau

Sônia Maria disse...

Olá, minha querida!
Estou muito emocionada!
Que história linda!!!!!!
É isso que nos faz seguir em frente . São depoimentos como esse que demonstram a importância dos nossos trabalhos.
Você é uma pessoa maravilhosa. Tenho certeza que são muitas e muitas pessoas como essa que você já ensinou. Pena que não ficamos sabendo de todas. Mas não importa.
O que realmente importa é que seu blog faz a diferença. É um blog escola.
Abraços com carinho a todos vocês,
Sônia Maria

Anônimo disse...

olha parabens ppor divulgar tais trablhos pois assim quem sabe mais pessoas se dediquem a ajudar outros beijos

maria machado disse...

Elaine, parabens a voces tres.
A Ana, por se interessar e conseguir aprender, mesmo sem entender a lingua da professora.
A Paula por ter o desprendimento , a bondade, a generosidade, de estar num país distante ensinando as pessoas, sem esperar nada em troca.
E a VOCE, que todos os dias, tambem, com sua bondade, competencia e generosidade nos ensina alguma coisa nova .
Que Deus te proteja e te ilumine sempre.
Meus cumprimentos.
Forte abraço.
maria machado
email. mazoh_btu@hotmail.com

Anônimo disse...

oi elaine
fiquei mt emocionada por ver acara de felicidade desta menina por aprender e orgulho de conpletar uma peca que lhe vai ser mt util
mas o que e mais importante e a sua dedicacao mesmo sem perceber a palavras conseguiu por gestos
obrigado por nos mostrar estas fotos mostra como e importante nas nossas vidas e mtas pessoas precisam de voce para viver
beijos
telmapavao@hotmail.com

Nea disse...

Amada Elaine, fiquei tbm muito emocionada com esse relato, que bom saber que podemos ajudar nosso próximo de maneira tão linda com este dom que Deus nos deu. Amei querida, que Jesus te ilumine.Bjs, Nea

inessag disse...

Olaaaá Elaine...vim lhe deixar um abraço e me deparei com esta história lição de vida amiga, ficando muito emocionada! Como deve ser gratificante pra vc querida... este retorno e saber que vc acredita no potencial do ser humano...Dando oportunidades... criando chances reais de aprendizado desta maravilhosa arte!!!...Minha lindaa..vc é muito especial...dedicada...atua com sensibilidade...prazer... com amor fazendo oque gosta e sabe... Por isso faz por merecer tanto carinho em forma de reprodução de tudo que transmite aos teus semelhantes!!! Brigadaço por dividir conosco o relato comovente da Ana ...são acontecimentos assim que enobrece...que nos faz acreditar que a vida pode ser melhor!!!Parabéns pra garotinha esforçada com talento nato, pra pessoa linda a missionária que a auxiliou e pra vc que existe ..se destacando...fazendo acontecer!!!Beijinhos..é por tudo isso e muito ++++++++ que a admiro e lhe desejo o melhor sempre sendo alicersada por bençãos divinas!!! Abração na familia maravilhosa e afagos na Gueby!!!
inês

Anônimo disse...

Elaine,

Não consegui evitar: chorei mesmo, as lágrimas escorrem pelo meu rosto agora que li esta mensagem. Você é um anjo disfarçado, querida.
Veja a dimensão do seu gesto em compartilhar com o mundo (hoje tão pequeno graças à internet...) seus conhecimentos.
O sorriso da garota com a mochila na mão nos faz acreditar que a vida vale, sim, a pena.
Muito sucesso e alegrias para você e sua família.
Cristina Monte Alto SP

cris disse...

Prof. Elaine,

Viu só como você é importante? Seu trabalho maravilhoso só poderia render frutos maravilhosos!
Deus te abençõe, por todas as pessoas que através de vc modificaram suas vidas.Inclusive a minha.

Grande beijos

Tatiana disse...

Prof Elaine! Essa historia eh realmente lindissima! Fico sempre mto orgulhosa dos croches q aprendo a fazer assistindo as video aulas...imagine so a alegria dessa menina aprendendo croche! E a alegria dessa missionaria ao ensinar algo q marcou a vida dessa jovem!!
F-A-N-T-A-S-T-I-C-O!!!!
E vc prof Elaine, imagine qtas pessoas de todos os cantos do mundo vc ensinou a arte do croche...sao mtas com certeza!!!
Sou sua big fa!
Bjs e tudo de bom

marcia disse...

nossa colega q trabalho lindo o seu parabens q Deus multiplique as benção em sua vida