30 de agosto de 2012

Agulhas Croche Clover - Guia Completo



Hoje vamos falar sobre as Agulhas de Crochê Clover. O sonho de consumo de todas as artesãs que se dedicam a arte do Crochê. Na foto acima a minha coleção com diversas numerações e que já uso nas nossas vídeo aulas a mais de 2 anos.

O que elas tem de tão especial? Por que estas agulhas fazem tanto sucesso? Meu Crochê vai ficar mais bonito se trabalhado com elas?

Leia esta postagem e assista ao vídeo para descobrir tudo sobre as nossas companheiras de todas as horas, ou melhor de todos os pontos. 


Primeiramente o nome correto destas agulhas seria Agulhas de Crochê Clover Soft Touch. Clover na verdade é o nome do fabricante que também faz outros modelos de agulhas de Crochê como as Reflections, as Bamboo e as novas Amour. As agulhas que eu uso e comento aqui são do modelo Soft Touch que em português seria algo como "toque macio".

A Clover também fabrica agulhas e acessórios para Tricô, agulhas para Tapeçaria e bordado e diversos acessórios para artesanato. São feitas no Japão e exportada para o mundo, por isso há dificuldade em encontra-las a venda no comércio tradicional - armarinhos. Eu moro em Brasília que é a capital do país e não conheço nenhuma loja que tenha estas agulhas a venda. 


O que estas agulhas tem de especial ?

O grande diferencial das agulhas Crochê Clover para as tradicionais está no cabo que é produzido em ABS e tem o desenho ergonômico. O ABS é uma espécie de plástico bem leve e resistente ideal para este tipo de ferramenta. O cabo é bem mais grosso que os tradicionais e assim se torna mais confortável e menos cansativo para o uso por longos periodos. Este cabo é bem suave ao tato. Com a Clover você faz menos esforço ao trabalhar seu Crochê.


Veja na foto acima a diferença entre segurar uma agulha inox tradicional e a Clover. Na agulha tradicional os dedos praticamente se tocam enquanto que na Clover ficam afastados. Não é apenas o fato do cabo ser mais grosso, mas também o desenho do cabo que é anatômico e se adapta perfeitamente aos dedos e até mesmo na ponta superior da agulha.

Na minha adolecência eu já sentia a necessidade das agulhas com cabo mais grosso e cheguei a fazer minhas próprias agulhas com madeira e uma faca, fazendo o acabamento com uma lima ... Eram agulhas bem rústicas para se trabalhar com Barbante. Depois encontrei a venda um adaptador que tornava o cabo da agulha mais grosso, pena que há tempos este acessório desapareceu do mercado.
O detalhe é que o cabo ser apenas mais grosso não é suficiente, pois ele também precisa ser ergonômico.


Na foto acima mostro a agulha pela lateral. Notem a diferença de espessura do cabo na parte próxima da ponta de metal e na parte superior. É um detalhe mínimo mas na pratica torna a agulha bem mais confortável para o uso.

Para quem faz Crochê ocasionalmente até que não sente tanta necessidade de uma agulha sofisticada como as Clover. Já para quem trabalha profissionalmente com o Crochê ou mesmo que faz por hobby mas por muitas horas diariamente nota e agraceçe a diferença em trabalhar com estas agulhas.

Lógico que cada pessoa vai ter sua opinião ao usar estas agulhas, algumas vão achar ótimas e outras pessoas talvez não achem grande diferença e até prefiram as tradicionais. O que passo nesta postagem é a minha opinião pessoal. Faço Crochê a quase 28 anos e já experimentei todos os tipos de agulhas de Crochê disponíveis e acho as Clover as mais confortáveis para uso contínuo.

No cabo das Agulhas de Crochê Clover tem a numeração e a medida em milimetros. Esqueça a numeração pois é um padrão usado no Japão, EUA e outros países. No Brasil usamos a medida em milimetros. Observem que sempre cito no meu blog e nas vídeo aulas as agulhas em milimetro.

As Agulhas Crochê Clover tem um diferencial nas medidas também. Normalmente os fabricantes fazem as agulhas mais grossas apenas nas medidas 2,0 mm - 2,5 mm -  3,0 mm - 3,5 mm e 4,0 mm. Já as agulhas da Clover são as únicas que conheço que possuem além destas citadas as medidas 2,25 mm - 2,75 mm - 3,25 mm - 3,75 mm.

Embora a diferença de uma agulha 4,0 mm para uma 3,75 mm seja muito pequena em alguns fios ou dependendo do tipo de trabalho se torna mais vantajoso seu uso.


Já falamos sobre as vantagens do cabo, agora vamos comentar sobre a ponta das agulhas que é muito importante também.

Nas agulhas de Crochê Clover a ponta pode ser em aço inox nas medidas mais finas (0,5 mm a 1,75 mm) ou em alumínio nas medidas mas grossas (2,25 mm a 6,0 mm).


O gancho da ponta é muito bem desenhado e com um acabamento perfeito contribuindo para que os pontos do nosso Crochê sejam bem uniformes. Nesta parte as Agulhas de Crochê Clover não diferem muito das agulhas tradicionais de boa qualidade.


A parte do "pescoço" da agulha, entre a ponta e o cabo também é muito bem acabada permitindo que o fio corra com facilidade, um detalhe muito importante.

As Agulhas de Crochê Clover são perfeitas? Não tem nenhuma desvantagem?

Em termos de funcionalidade eu considero as Agulhas Clover ideais.
 No entanto tem duas desvantagens que não estão relaciodadas diretamente a agulha em si mas sim a detalhes comerciais: a dificuldade de encontra-las a venda e o preço.

A razão para estes fatores é praticamente a mesma, trata-se de um produto importado que é fabricada no Japão com preço em moeda internacional. Sempre que o Dólar sobe o preço vai junto.
Além disso o importador (vendedor das agulhas) tem de fazer um grande investimento em estoque pois há muitas numerações, pelo menos umas 10 medidas são usuais em diferentes níveis. Quando acaba uma medida não é viável importar pequena quantidade por isso as vezes é preciso esperar muito tempo para encontrar algumas numerações. Acho interessante que conheço diversos armarinhos em Brasília onde moro e até hoje nunca encontrei estas agulhas para a venda.

Pelo preço que você compra uma agulha de Crochê Clover aqui no Brasil é possível comprar até 10 agulhas de Crochê tradicionais. É um investimento alto e cabe a cada uma analisar o custo benefício de investir nestas agulhas. O fato de serem compradas sempre pela net ainda acrescenta o custo do frete.


Compensa comprar as agulhas em Kit?

Isso vai depender da realidade financeira de cada artesã. O Kit tem a vantagem de você adquirir uma grande variedade de medidas ao mesmo tempo, lembrando que na verdade existem 2 kits diferentes sendo um com as agulhas mais finas com a ponta em inox e o Kit com as agulhas mais grossas e a ponta em alumínio (dourada). O preço de um Kit já é proibitivo para grande parte das artesãs, imagine então multiplicar isso por dois? Se você optar pelo Kit de agulhas finas não vai ter por exemplo a agulha de 2,25 mm e a 4,0 mm que são duas das medidas mais usadas pelo menos no meu caso. Se optar pelo Kit de agulhas mais grossas não vai ter a agulha 1,25 mm e a 1,75 mm que são muito úteis para quem trabalha com linhas mais finas e delicadas.

Parece complicado? Ainda tem mais um detalhe, no Kit de agulhas você vai receber algumas medidas que dificilmente vai usa-las como 0,5 mm - 0,6 mm - 0,75 mm - 6,0 mm - etc.

Alguns vendedores montam o Kit de acordo com seu pedido, neste caso é uma opção mais vantajosa.

Já o "Case" que vem a ser o estojo rosa da imagem acima que existe a venda avulso (sem as agulhas) é sempre uma opção interessante para guardar e protejer suas agulhas.

Se você optar por comprar suas agulhas de forma avulsa eu recomendaria iniciar pelas medidas que mais usa e aos poucos ir completando sua coleção.
A escolha da numeração vai depender do tipo de trabalho que você mais gosta de fazer.
No meu caso comecei pela 1,25 mm - 1,75 mm - 2,25 mm - 3,0 mm - 4,0 mm e 4,5 mm. Com esta numeração você tem a opção de trabalhar com linhas mais finas, passando pelas lãs e fios acrílicos até o Barbante 8.



Onde eu encontro as Agulhas de Crochê Clover a venda?

A uns 3 anos a única opção era pedir para alguém que fosse para o exterior trazer para você ou comprar pela net em sites estrangeiros. O detalhe era a demora na entrega e o risco de comprar um produto em outro país sem ter uma garantia de recebimento ou mesmo para quem reclamar em caso de defeito de fabricação por exemplo.

Felizmente já há algum tempo você encontra a venda as Agulhas de Crochê Clover aqui no Brasil.

As minhas eu comprei na www.bigartes.com .

Sei que existem outros sites que também vendem estas agulhas, cabe a cada uma analisar o custo do produto e frete para fazer a sua opção. Tem ainda os sites no exterior que vendem para o Brasil, neste caso há a questão da demora na entrega e também a garantia.

As Agulhas de Crochê Clover evitam a Ler, Tendinite ou outros problemas semelhantes?

Esta pergunta eu não vou poder responder. Por uma razão bem simples, procurei está informação nos sites do fabricante e também no catálogo dos produtos da Clover e não encontrei nenhuma menção a este tema. Nem mesmo na embalagem original do produto. Portanto se o fabricante não passa esta informação não me sinto confortável em afirmar que isso é ou não correto. O fabricante seria a parte mais interessada em divulgar esta caracteristica até mesmo por uma questão comercial de incentivo as vendas. Eu opiniar sobre este tema seria algo semelhante a perguntar a um Médico sobre um gráfico de Crochê. Cada um na sua área e não desejo de forma alguma entrar em polêmicas.

Sei que os Médicos recomendam dar atenção a ergonomia e isso não se resulme apenas a trabalhar com ferramentas anatômicas, mas também a outros fatores. Caso você sinta dores ou outros problemas o ideal é procurar ajuda médica. Todos os problemas de saúde são mais facilmente curáveis se tratados desde o início e corretamente.

Felizmente nunca tive nenhum problema de saúde deste tipo. O que posso dizer é que usando as Agulhas de Crochê Clover Soft Touch não sinto nenhum cansaço mesmo fazendo Crochê por diversas horas diariamente. Mas isso é algo muito pessoal e cabe a cada uma tirar suas próprias conclusões.

Quais os cuidados básicos com as Agulhas de Crochê Clover?

Os cuidados são os mesmos das agulhas tradicionais. Após o uso limpe com um pano úmido e deixe secar antes de guardar. Mantenha longe de crianças e principalmente evite quedas pois a ponta de aluminio embora seja resistente pode arranhar e até mesmo inutilizar sua agulha.
Tendo estes cuidados sua agulha vai durar muito tempo, no máximo vai apagar a numeração estampada no cabo.

Vamos ao vídeo:




Visite os sites da Clover:

Clover Japan

 Clover Usa

Clover Universal



20 comentários:

Loide Bacarim disse...

Boa noite amiga,passei para te fazer uma visita,meu sonho de consumo são essas agulhas,tenho uma numero 2,gostaria de ter todas rsrsrs.
Bjs para vc e para a Melody que está cada dia mais linda.

Cauê Santos disse...

Oi Elaine !
Perfeito seu texto sobre a agulha Clover.
Já muito anúncio sobre as agulhas, mas o teu foi mt bem feito e explicado.
Já conhecia a agulha, mas desconhecia tantos detalhes !
Parabéns !
Beijo,
Cauê

Izy disse...

Ola Elaine... bom dia!! Muito legal esse texto seu sobre as agulhas Soft Touch da Clover. Eu adquiri as minhas em março desse ano, comprei o case com as agulhas de aluminio e mais 3 finas. Adoreeeeeei... Sou daquelas que fazem croche por hobbie, mas estou sempre com as mãos na agulha e pra mim elas são excelentes. Quem trabalha com as agulhas tradicionais sente bem a diferença ao começar a utilizá-las. Super 10 seu texto. Agradecemos a utilidade publica vindo de seu blog a todas as amigas.

Um beijo carinhoso.

Izy

http://www.izy-artecriativa.blogspot.com.br/

Teresa Agrello disse...

Olá Elaine, bom dia!
Muito esclarecedor seu post.
Concordo quando diz que adquirir as agulhas Clover é um investimento, eu, particularmente, acho que vale a pena.
Não tenho todas e nem precisaria, mas ainda vou comprar algumas, a$$im que der.
bjins e bom final de semana!

Tatitando Arte disse...

Muito boa tua matéria, é o meu sonho de consumo e que sei nunca vou realizar, eu não sei vender meus crochês(poderia tb. fazer outra matéria sobre vender)e com isso não tenho dinheiro para investir, beijocas

Criando Artes Carla disse...

Olá Elaine,
Relmente trabalhar com essas agulhas é muito melhor!
Eu comprei o kit com oito e agora quero comprar as mais finas. Eu aprovo e indico! parabéns pela informação que dividiu conosco.
Ahhh em um site de Londres é bem mais barato, tá?!
Beijos, Carla

IVELISE disse...

Olá Elaine...eu, ao contrário da maioria das artesãs não gostei tanto das agulhas clover! Continuo utilizando as velhinhas de metal, que apesar de terem o cabo fino, ao meu ver se encaixam melhor entre meus dedos, que tbm são bem finos...Claro que isso é opinião pessoal de cada um...Mas para mim, não foi uma compra muito vantajosa, eu as uso, mas não com a frequência que pensei que usaria..De qualquer forma parabéns pelo seu post que é bem interessante para quem ainda não conhece..Beijos :-)

Angelito disse...

primera vez en tu blog. Excelente dato con respecto al crochet, lástima que acá en Chile no creo que encuentre de las clover. DE todas maneras buscaré.
Hermosos todos tus trabajos!!
Saludos!!

Márcia disse...

Olá, Elaine. Super esclarecedora a matéria sobre as Clover. Adquiri um kit e uso muiiiito. Para mim, foi um investimento vantajoso. Só uso as outras agulhas quando não tenho uma Clover na numeração compatível com o fio que vou usar. Bjsss.

Maria de Lourdes disse...

Olá Elaine.Também achei muito bem explicado o texto das agulhas Clover.Eu também concordo com a maioria,uso as agulhas clover e acho muita diferença quando tenho que usar outro tipo de agulha. Muito Obrigado pela explicação!

Rejane Maciel disse...

Boa tarde!
Meu nome Rejane e adoro ver suas videos aulas, sou iniciante, mas gosto de fazer trabalhos como tapetes, caminhos, mas quero aprender trabalhos mas delicados,tenho interesse em adquirir o kit da clover soft, por isso venho a lhe perguntar quais agulhas clover são indispensavéis a esses trabalhos, agulhas que não pode faltar num kit, para fazermos todo tipo de trabalho ?

izildinha disse...

Finalmente depois de muito tempo comprei um Kit das agulhas Clover. Só consegui as mais grossas. Ainda me faltam as nºs 1,25; 1,75 e 2,00mm. Vou continuar tentando achar. Realmente É A OITAVA MARAVILHA rs. Os fios não enroscam na ponta e assim os pontos ficam perfeitos, a mão não fica doendo. São muito caras, mas valem o preço.

aqvargas disse...

comprei no ebay,. Realmente são muito boas. vale a pena o investimento. Agora estou encomendando mais uma leva de agulhas finas. bjs na melody e no danilo

Fabiana disse...

Oi Elaine, sou uma iniciante nos trabalhos de croche, mas muito corajosa, pois apenas aprendi e comecei a fazer uma colcha de quadrados que está ficando linda. Porém, estou com epicondilite nos dois cotovelos e um pouco afastada do croche. Mas, recentemente me apresentaram as agulhas clover e eu gostaria de encomendá-las com uma amiga que está vindo dos EUA. O problema é que não tenho certeza da espessura. Tenho trabalhado com as agulhas 4.0 4.5 e 5 e gostaria de saber a espessura equivalente em mm. Se puderes me ajudar eu te agradeço. Um abraço. Fabiana

zelia borges disse...

Bom dia ! Gostei muito do seu comentário sobre as agulhas clover , estou conhecendo agora e preciso adquirir pois já estou com dores em toda a mão e nos braços , mas o croche não dá para desistir . rsrs.
Você já viu que lançaram as agulhas Duna da Circulo , gostaria de saber se elas são boas como as CLOVER , pois acho que será mais fácil a aquisição . Agradeço sua resposta . abraços e tenha um dia abençoado . Zélia Borges

Lais Cristina Pinto disse...

Boa Tarde! Elaine, a algum tempo vi essas agulhas, mais achei um pouco cara para comprar, lendo seu post referente a ela, não resisti e comprei uma, usei pouco mas ja deu para notar a diferença, a linha escorrega muito. Adorei e recomendo para quem curti um croche. Obrigada pela postagem super valiosa.

andréa pellizzer disse...

Oi Elaine. Vendo o seu blog me interessei pela agulha para crochê Clover. Fiquei doida procurando e finalmente consegui comprar uma para mim e uma para minha mãe, pelo site Novelândia. Ela é um sonho, meus trabalhos ficaram super bem feitos e o conforto é maravilhoso. valeu a pena. Beijos

Anônimo disse...

boa noite Oi Elaine. Vendo o seu blog me interessei pela agulha para crochê Clove como eu posso comprar moro a qui em salvador bahia mim der mais omenos uma dica onde posso achar pra comprar bjs... ass.taty

Anônimo disse...

oi amiga gostei muito do seu video muito bom vc mim add. no seu face
bjs

dalva disse...

Parabéns pelo texto explicativo, e por todas as boas orientações que você nos proporciona. Adoro seu blog,e seus trabalhos!!!Bjs, Dalva.