9 de setembro de 2012

Minha Horta Atualmente - Setembro 2012

Olá meninas

Tenho recebido diversos e-mails perguntando como anda a horta atualmente. A última vez que mostrei aqui no blog foi no final do ano passado. Como em Brasília sofremos muito nos meses de junho a setembro sem chuvas e com umidade do ar muito baixa mesmo regando constantemente as plantas não ficam bonitas. Diferente do final do ano quando estamos na estação das chuvas.
Mesmo assim vou mostrar algumas coisinhas. 



Estas Carambolas foram colhidas ontem. Estamos em "plena safra" e a produção é muito grande, não sei quantas frutas este pé produz por ano mas só nesta carga foram mais de 100 frutas. Já colhi umas cinco cargas como esta somente nos últimos meses e tem muito mais ainda.
Acredito que passe de mil frutas por ano e são muito doces, nunca vi nenhuma igual.


Este Mamão Papaia ainda é bebê. É a primeira carga deste mamoeiro e como tem muitas flores acredito que vai ser boa embora seja a primeira.

 

É a primeira fruta desta Figueira. Ainda é bem nova, tem cerca de 60 cm de altura. É da variedade Figo Branco e como florece na primavera está na época mesmo.


Minha Jabuticabeira também é nova, deve ter uns 2 anos. Está cheia de brotos e muito bonita apesar da seca, acredito que vai produzir apenas no ano que vem.


Este é o Melão-dos-Andes ou Andino como também é chamado. Plantei  a semente no ano passado e já está produzindo, pelo menos uma fruta. Apesar do nome não é exatamente um Melão mas sim da familia do Tomate.


Meus pezinhos de Morango estão atrasados. Somente agora estão começando a madurar.


Está é a Cereja Americana. Foi plantada no ano passado e agora está cheia de brotos.


Está Lichia foi plantada a uns 3 anos e no ínicio do ano já produziu alguns frutos. Tem pouco mais de um metro. Como está cheia de brotos acho que vai produzir muito mais agora.


A Pitangueira está cheia de flores. Já tem uns 3 anos e é a primeira vez que ela vai produzir.


Para quem não conhece esta é a Flor da Abóbora. Tenho muitas variedades na minha horta.


 Eu adoro pimentas, tenho diversas variedades também. Esta debaixo veio do sul, não sei o nome correto mas é chamada de pimenta doce a da foto superior é bem ardida.


 A Salsa nunca falta na minha horta. Como eu gosto de fazer meu próprio tempero tenho diversos canteiros e vasos.


 Meus Chuchus ainda são bebês. Tenho diversos chuchuzeiros mas como todos são novos ainda estão começando a produzir.


A Couve também não falta na minha Horta. Tenho diversas variedades e há muito tempo não sei o que é comprar.

Gostaram? Ainda tem mais algumas coisinhas que deixei para outra oportunidade porque a postagem ficou muito grande. Faltou a Acerola, a Amora, a Romã, o Limão, a Atemoia, a Cabeludinha, o Caju Anão, o Maxixe, a Hortelã, o Alecrim, o Boldo, a Cebolinha, etc.

Bom restinho de feriado a todas.

Beijos

Elaine



15 comentários:

Néia disse...

Que delícia de horta Elaine! É como se fosse a roça na cidade. Huuuummmm! Bom domingo! Bjs.

La casita de Maria Nancy disse...

Bien por esa huerta Elaine!Ya quisiera yo tener uno de esos frutos "carambolas "para hacer una rica mermelada!!Mmmmm.....!
bendiciones.

Liliana disse...

Elaine, adorei suas plantinhas. Aqui em casa também tenho morango, pitanga, uma mangueira plantada em num vaso, vc acredita? e outras árvores frutiferas. è só ter boa vontade que as coisas ficam belas não é mesmo? Um bom fim de domingo pra você. bjs

Maysa disse...

Elaine é um previlégio pessoa como vc,
forte abra;co
elisa

Sidney disse...

Olá Elaine, adorei sua horta, nos moramos na mesma região, só que aqui no Pantanal é mais quente, meu pe de figo está com uns figuinhos feios, a única que está bonita são as orquídeas, mesmo assim durante o dia eu faço uma espécie de cabana, para o sol não ficar direto, parabéns, vc. é uma linda artesã talentosa e ama plantas, com carinho

areiasdejade disse...

Elaine parabens, tem que ter muita disposição para manter uma horta, que como tudo na vida dá trabalho; mas o trabalho compensa pois alem de produtos frescos você tem a vantagem de não consumir agrotóxicos. À pouco tempo atras tive muitas dores nas articulações, me indicaram salsa que é um excelente anti inflamatório, foi ótimo e até agora não voltaram as dores. A lichia é uma planta que gosta de altitude, em cidades localizadas nas baixadas ela frutifica um puco menos. Mais uma vez parabens!
Tenha uma excelente semana
Nely

Anônimo disse...

Elaine, suas mãos são mesmo de fadas! No croché vc faz maravilhas! E ainda tem tempo pra deixar essas frutinhas tão bem cuidadas... Você é maravilhosa! Deus abençoe vc e sua família! Bj! FátimaSampaio.
Asa Norte.

Cristina disse...

Elaine achei linda sua horta, nossa meus parabéns, deve ser muito bom colher e saborear esses frutos sem agrotoxicos, gostaria de ter um espaço na minha casa, acho que todas as pessoas deveriam ter uma horta, que Deus a abençõe muito pois alem de ser uma ótima professora, cuida muito bem das plantinhas, pode ter certeza que vc é uma pessoa muito iluminada.
Bjussss

Anônimo disse...

Mto linda sua horta,tbm tenho um pomar é gostoso cuidar das plantas com carinho e amor nos faz bem,tirar o stres e ainda colhemos frutos.
Adorei a pulseirnha que tal uma sugestão d um colar bem delicadi Evanilte.

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Oi Elaine!
Parabéns!!!!
Eu e minha mãe estamos encantadas com tanta beleza e variedade.
Que disposição!
Maravilha!
bjus, Flávia e Leninha

Paixão pelo artesanato disse...

olá Elaine! que maravilha a sua horta.Eu estou começando a minha,já plantei melão colhi tres melões, abóbora colhi 6 ou 7 adoro plantar e colher dos nossos frutos, meu pé de chuchu tá indo de vento em popa não demora muito e vou colher chuchus;maravilha tudo isso bjos Maria da Conceição

Eliane disse...

Elaine, você é uma pessoa abençoada.
Tens mãos de fada não só no artesanato como também para o plantio.
Linda a sua horta !!!
Fiquei encantada.
Um abraço de sua aluna internauta.
Eliane

Roseli Figueredo disse...

Oi Elaine. Parabéns pela sua plantação. É maravilhoso poder colher algo que você cultivou e plantou. Também faço isso no meu quintal. Um abraço. Roseli artesanatos

Ninha disse...

Amei sua horta. Sou adepta também, mesmo que seja em vasos. rsrsrsrsrs
Tenha um ótimo fim de semana!!

Anônimo disse...


Elaine, que lindas plantacoes!!!
Dah saudades do Brasil...
Parabens pelo esforco e dedicacao!
Voce eh uma pessoa abencoada e
iluminada.

Edna