5 de dezembro de 2012

Dicas da Elaine Croche - Como tirar as Medidas para Vestuário no Crochê e Tricô

A seção Dicas da Elaine Croche é publicada todas as quartas-feiras aqui no blog.

Para ver as anteriores Clique Aqui .
 
No dicas da Elaine Croche de hoje vamos falar sobre um tema muito importante para quem gosta de fazer peças em Crochê ou Tricô para vestuário: Como tirar as Medidas.
 

Para que as peças de vestuário feitas com Crochê fiquem perfeitas é essencial que você tenha as medidas da pessoa que vai usa-la. O Crochê é uma técnica maravilhosa para o vestuário mas nem sempre permite ajustes, dependendo do ponto utilizado você terá que desmanchar muito do seu trabalho para fazer a correção. Portanto tirar as medidas da forma mais correta possível é muito importante.
 
O primeiro passo é ter uma Fita Métrica de boa qualidade e um caderno ou agenda para suas anotações. Nada de anotar em papelzinhos que além de se perderem facilmente ainda deixa a impressão para sua cliente que você é uma pessoa desorganizada. Além das medidas anote os dados completos da sua cliente, modelo, cor, data prometida para entrega, preço e forma de pagamento, etc. Todos os detalhes são importantes para não deixarem duvidas.

 As principais medidas são o busto ou tórax, cintura, quadris, ombro, comprimento ou altura da peça, comprimeto da manga até a cava, largura do braço e punho. Nem sempre você vai precisar de todas estas medidas e em alguns casos vai ter que tirar outras a mais. Tudo vai depender do modelo a ser feito.
 
Dois detalhes muito importantes: faça as medidas rente ao corpo sem a interferência de roupas que podem aumentar o volume e não apertar muito a fita métrica. As medidas devem ser exatas e não com folgas, que quando forem necessárias você terá de fazer no momento da confecção da peça.
 
Na vídeo aula abaixo mostro alguns detalhes que vão ajudar você a tirar as medidas da melhor forma. Lembrando que estas dicas também valem para o Tricô e qualquer outra técnica para vestuário também.

 
Vamos a vídeo aula:


As peças de Crochê, Tricô e Bordado mostradas no blog estão disponíveis para encomenda, bem como os meus Dvds com vídeo aulas. 
 
Sobre os Dvds tenho o Curso de Iniciantes com os Volumes 1 (Pontos e Técnicas básicas do Crochê) e o Volume 2 que é a continuação. 
 
Tenho também um grande número de Dvds com trabalhos completos e os especiais com os seguintes temas: Trabalhos em Barbante, Jogos de Banheiro, Bebê, Bicos e Barrados, Frutinhas, Bolsas, Cachecóis, Casa (trabalhos para o seu lar), Flores em Crochê, Moda Praia, Ímãs de Geladeira e Lembrancinhas, Moda Inverno, Leitura de Gráficos de Crochê, Mantas, Meias e Pantufas, Natal, Porta Moedas, Sachês, Sapatinhos Bebê, Tapetes e Cortinas, Toalhinhas e Vestuário Feminino. Tenho também Dvds sobre Tricô e Bordado Livre (bordado da vovó). 
 
Acesse o Elaine Croche Vídeos e veja todo o conteúdo dos Dvds com a relação dos pontos e trabalhos. 
 
Para maiores informações sobre encomendas e Dvds, por gentileza entre em contato pelos e-mails abaixo:

tripiano@globo.com ou elainetripiano@gmail.com 

Visite o Cantinho das Alunas e veja diversos trabalhos das alunas (os) do nosso blog. Mande o seu trabalho para ser publicado. 

Obrigada pela visita e recadinhos! 

5 comentários:

Unknown disse...

EXCELENTE DICA, UM TRABALHO EM CROCHÊ BEM FEITO REQUER MUITO CUIDADO E CAPRICHO. ESSE COMEÇO É FUNDAMENTAL.OBRIGADO AMIGA PELA POSTAGEM MUITO UTIL.
ABRAÇO,
DIVA

Anônimo disse...

Bom dia!!!

Elaine

Obrigada por mais uma dica, como sempre,muito útil a todas iniciantes ou não.
Parabéns por toas as peças mostradas passo a passo, durante todos os dias.
Abraços

Cleide

Cláudia Vieira disse...

Que ótimas dicas Elaine. Todas agradecemos sua gentileza!

Ariane Mello disse...

Dica muito útil. Até por que vestuario em croche é lindo. Mas não é em qualquer corpo que cai bem. Medidas bem tiradas faz toda a diferença. Beijos !

Patricia disse...

fácil quando se tem uma mestra ensinando. ainda assim tenho dificuldades enormes em tirar medidas e amostras. bj e boa semana