20 de outubro de 2011

Minha Horta Atualmente

Olá meninas, quem frequenta o blog a algum tempo já deve ter visto o vídeo da minha horta. Foi uma matéria exibida pela Rede Record em 2008. Para ver a postagem Clique Aqui .
Sempre recebo e-mails perguntando como anda a horta atualmente. Mesmo com o tempo curto estou sempre cuidando e ando até inventando coisas novas. As árvores frutiferas também estão grandes e produzindo muito. Em Brasília sofremos muito nos meses de junho a agosto pois são mais de 100 cias sem chuvas e com umidade do ar muito baixa.

A foto acima é do canteiro de cebolinhas. Eu uso manilhas de cimento que facilitam o cuidado pois as hortaliças ficam mais altas e o canteiro não desmancha mesmo com chuvas intensas.

A foto acima é do pé de acerola. Está todo florido e com algumas frutas já maduras. A época da acerola começa agora em novembro. Essa acerola produz frutos muito grandes e doces também. A produção é grande e tenho de congelar as frutas para não perder.

Essas carambolas foram colhidas em julho ainda no início da "safra". Agora estou cuidando para a próxima. Essa variedade da fruta é muito doce mesmo, impressiona a todos.

Essa uva moscatel é bem novinha e já está com frutos. A videira ainda nem alcançou a altura da parreira preparada para ela.

Essas plantei em garrafas pet. Tem a vantagem de ocupar pequenos espaços e até na janela da cozinha. Ainda estou testando para ver o resultado, se for o esperado farei muitas mudinhas.






Adoro alface. Esses são plantados em uma jardineira e estão na minha varanda. O segredo é começar novas mudas em intervalos regulares pois assim você tem hortaliças novas praticamente todos os dias. Não ocupa espaço e exigem poucos cuidados.


Nessa jardineira plantei chicoria. Essa couve "apareceu" de atrevida...

Cebola branca também plantada em jardineira. Fica na janela do meu hall.


Essa cebolinha é diferente das tradicionais. Eu não sei o nome correto por isso chamo de gigante pois o tamanho dela é muito grande mesmo. Apenas uma folhinha é suficiente para fazer todo o almoço rsrsrs. Estou anciosa para que elas possam florecer e produzir sementes para novas mudas pois só tenho estes três pezinhos.

Obrigada pela visita e recadinhos!



19 comentários:

Tania Cunha disse...

Nossa Elaine, que lindo! Acho que você tem o "dedo verde". rsrsrs. Parabéns pela horta!!! Bjs. Tania

Anônimo disse...

Boa noite!!!
Elaine
Bela horta.Boa idéia das plantas em diversos tipos de utensílios para o plantio.
Parabéns!!!!
Abraços
Cleide

MESQUITA disse...

Nossa sou loca por horta, amo muito vêr essas coisinhas crescendo!Beijokas.
http://esmaltesdedivas.blogspot.com

Rita RJ disse...

Elaine querida parabéns pela horta, nada como ter frutas e verduras sem agrotóxicos, eu também tenho uns vazinhos com ervas e um pé de acerola que dá fruto praticamente o ano todo os miquinhos e passarinhos se fartam das frutas é gratificante ficar vendo bjks e fica com Deus ;)

renato disse...

ola elaine te acompanho a muitos anos,vc sabe que é muito importante verduras e frutas no nosso dia a dia,tento mostrar isto para os meus filhos,a gente te adora muito aqui em casa,moro em um sitio e tb tenho uma pequena hortinha,parabéns não precisamos de grandes espaços,precisamos de muita vontade...........abrços

Rosely disse...

Elaine, BOM DIA
Ter uma horta e pomar assim deve ser gratificante e uma delícia degustar seus frutos.
Aprecio seu trabalho. Abraços!
Rosely

Anônimo disse...

Linda a sua horta amada... parabens pelo carinho por tudo o que voce faz... Mãos abençoadas por Deus!


Abçs


Izy

Vânia de Recife disse...

Olá tudo bem?
A horta está linda. Vc realmente tem mãos abençoadas por Deus.
Saúde a toda família.
Um forte abraço!!

★ Siméia disse...

Olá Elaine!!!
Lindaaa sua horta e muito criativa tbm...me deu até vontade de ter uma rsrs!meu marido é loucoo por verduras nunca vi assim kkk seria legal colher todo dia uma verdurinha para o almoço...rsrs!aqui em casa tem um pé de manga, aquela corlotinha sabe?e nêspera só isso...achei muito bacana sua horta e sem falar q sua mão é boa pra tudoo né?parabéns mãos abençoadas por Deus!!!
grande beijoooo e na Mel tbm!!!

★ Siméia disse...

Olá Elaine!!!
Lindaaa sua horta e muito criativa tbm...me deu até vontade de ter uma rsrs!meu marido é loucoo por verduras nunca vi assim kkk seria legal colher todo dia uma verdurinha para o almoço...rsrs!aqui em casa tem um pé de manga, aquela corlotinha sabe?e nêspera só isso...achei muito bacana sua horta e sem falar q sua mão é boa pra tudoo né?parabéns mãos abençoadas por Deus!!!
grande beijoooo e na Mel tbm!!!

Márcia disse...

Olá, Elaine. Vejo que suas mãos não são só abençoadas para o crochê, não é mesmo ? Pode-se perceber o amor que você coloca em tudo que faz, por isso o retorno é maravilhoso. Parabéns !!!! Bjssss.

Maria disse...

E' una vera soddisfazione mangiare le verdure del proprio orto!

Ivete Guerra-SP disse...

Olá Elaine...
Adorei o jeito que cultiva suas plantinhas. Voce tem temperos sempre fresquinhos...
Muito legal!
Beijo

Dayane disse...

Olá querida,q delicia de horta,tbm tenho vontade de fazer uma pra mim,mas meu quintal é pequeno e é td cimentado mas quem sabe um dia né.Eu fiz mais uma bolsa Jolie,passa no meu cantinho pra ver e comentar né rsrs.Bjs Day

Elaine Carlini disse...

Sua horta está bem diversificada. Prova que tendo criatividade não importa o espaço. E é tão gostoso ver as plantinhas crecerem e depois colher. Um ótimo final de semana. Bjos Elaine Carlini

Anônimo disse...

Parabéns pela horta, não sabia que você cultivava tantas variedades! Tudo muito bonito mesmo, vc tem uma ótima mão para plantar! Adorei a ideia da garrafa pet, quero tentar fazer em casa :)

Anônimo disse...

oi elaine moro em Sao Paulo e meu quintal é todo de cimento, adoro plantas e vendo sua horta adorei achei linda vou tentar fazer uma vamos ver se fica linda igual a sua, pelo menos os trabalhos que faço pelos seus videos ficam........
beijos e muita saude pra vc e sua familia. elisabete.

Angelique disse...

Elaine, adorei sua horta. Depois vc conta o segredo de como arrumar energia pra fzer tantas coisas ao mesmo tempo. Parabéns.

Anônimo disse...

parabéns tenho aprendido muito com você. se der visite o meu blog recém criado e me dê algumas dicas. obrigada.

http://smallgardenn.blogspot.pt/2013/02/cenouras-2013.html