21 de novembro de 2012

Dicas da Elaine Croche - O Rótulo e sua Importância

A seção Dicas da Elaine Croche é publicada todas as quartas-feiras aqui no blog.
 
Para ver as anteriores Clique Aqui .
 
No Dicas da Elaine Crochê desta semana vamos falar sobre o Rótulo, aquele pedaço de papel (ou plástico) companheiro de todas as linhas e fios que costuma ser desprezado por muitas alunas.



O rótulo possui muitas informações importantes e por isso merece nossa atenção. Muitas alunas costumam mandar para o lixo assim que abrem um novelo como se fosse apenas uma propaganda.
 
No rótulo você encontra o nome da linha, do fabricante, endereço do site e em alguns casos o telefone. Além destas informações há também os detalhes técnicos como sugestão da agulha a ser usada, instruções para lavar e secar, número da cor e número do lote e o tradicional lembrete para que você compre a quantidade de fio necessária para a confecção de todo o trabalho.



Vocês sabem porque todos os fios usados na confecção de uma peça devem ser do mesmo lote? Por uma razão bem simples, fios de lotes diferentes podem ter variação de tonalidades e assim deixar sua peça com defeito.
 
Os fios de algodão por exemplo são produzidos na cor natural do algodão. O exemplo mais conhecido é o barbante cru. Estes fios passam por um processo de tingimento que é feito com um determinado número de novelos ou metragem. Cada tingimento deste recebe um número que corresponde ao lote de fios que foram tingidos juntos e portanto tem a mesma cor e tonalidade.
 
Quando é feito outro tingimento por mais que sejam usados os mesmos produtos nem sempre se consegue um resultado exatamente igual. Mesmo fios na cor branca ou preta escapam desta questão. É preferível comprar mais fio do que você vai usar do que faltar um pouco e depois você não encontrar mais o produto do mesmo lote.


Recomendo sempre que você guarde o rótulo dentro do novelo que sobrou, pois assim você terá sempre todas as informações incluindo o número da cor e do lote.
 
Guarde as sobras dentro de um saquinho plástico para que o rótulo não desapareça e seu fio fique protegido da poeira e insetos.
 
Veja no vídeo abaixo todos os detalhes.


Vamos a vídeo aula:


As peças de Crochê, Tricô e Bordado mostradas no blog estão disponíveis para encomenda, bem como os meus Dvds com vídeo aulas. 
 
Sobre os Dvds tenho o Curso de Iniciantes com os Volumes 1 (Pontos e Técnicas básicas do Crochê) e o Volume 2 que é a continuação. 
 
Tenho também um grande número de Dvds com trabalhos completos e os especiais com os seguintes temas: Trabalhos em Barbante, Jogos de Banheiro, Bebê, Bicos e Barrados, Frutinhas, Bolsas, Cachecóis, Casa (trabalhos para o seu lar), Flores em Crochê, Moda Praia, Ímãs de Geladeira e Lembrancinhas, Moda Inverno, Leitura de Gráficos de Crochê, Mantas, Meias e Pantufas, Natal, Porta Moedas, Sachês, Sapatinhos Bebê, Tapetes e Cortinas, Toalhinhas e Vestuário Feminino. Tenho também Dvds sobre Tricô e Bordado Livre (bordado da vovó). 
 
Acesse o Elaine Croche Vídeos e veja todo o conteúdo dos Dvds com a relação dos pontos e trabalhos. 
 
Para maiores informações sobre encomendas e Dvds, por gentileza entre em contato pelos e-mails abaixo:

tripiano@globo.com ou elainetripiano@gmail.com 

Visite o Cantinho das Alunas e veja diversos trabalhos das alunas (os) do nosso blog. Mande o seu trabalho para ser publicado. 

Obrigada pela visita e recadinhos! 

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia!!!

Elaine

Suas dicas são sempre preciosas,principalmente, pra quem é iniciante,curiosa,nessa arte de croche.
Obrigada...
Abraços

Cleide

Cristina disse...

Bom dia Elaine adoro as suas dicas, eu queria saber se a linha invisível serve para costurar o croche na toalha de lavabo.
Obrigada pela sua atenção.
bjos carinhosos.
cristina
cristinamrp@yahoo.com.br

Vanda C Cardoso disse...

Olá querida amiga, passando pra ver suas postagens e é claro te fazer uma visitinha, abraços tenha uma ótima sexta feira.

http://crochesartesanatosvanda.blogspot.com.br/