26 de setembro de 2006

CURSO DE CROCHE INICIANTES - 1ª AULA - CORRENTINHA


SEJA BEM VINDA A ARTE DO CROCHE. ESTA É A 1ª AULA DO CURSO PARA INICIANTES. VOCÊ QUE NUNCA FEZ CROCHE, OU ATE MESMO TENTOU E NÃO CONSEGUIU SEM AJUDA CHEGOU A SUA VEZ.

A 1ª AULA É SOBRE O PONTO CORRENTINHA QUE É A BASE PARA TODO CROCHE. É O MAIS SIMPLES DOS PONTOS MAS É MUITO IMPORTANTE, VOCÊ VAI USAR SEMPRE ATE MESMO NOS TRABALHOS MAIS ELABORADOS.

PARA COMEÇAR VOCÊ PRECISA TER O MATERIAL BÁSICO, UMA AGULHA DE CROCHÊ Nº 3 DO TIPO ESMALTADA E UM NOVELO DE LINHA ANNE OU CAMILA FASHION QUE SÃO FÁCEIS DE USAR. VOCÊ ENCONTRA EM QUALQUER ARMARINHO E NÃO DEVE GASTAR MAIS DO QUE R$ 10,00. É BOM TAMBÉM TER UMA TESOURINHA DO TIPO ESCOLAR. POR ENQUANTO COMPRE APENAS SE QUISER, NÃO É ESSENCIAL AINDA.


VEJA A FOTO DO GRÁFICO:

AGORA VEJA O VÍDEO ON-LINE:



COMECE DEVAGAR, SEM PRESSA ATE ENCONTRAR O RITMO IDEAL. PRIMEIRAMENTE FAÇA UMA CORRENTINHA COM MAIS OU MENOS 3 METROS DE COMPRIMENTO E CORTE A LINHA. GUARDE ESTE 1º PEDAÇO.

COMECE NOVAMENTE A CORRENTINHA FAZENDO DO TAMANHO DE 5 METROS APROXIMADAMENTE, MAS DESTA VEZ NÃO CORTE A LINHA. VÁ COMPARANDO COM AQUELE 1º PEDAÇO QUE VOCÊ FEZ. VEJA COMO SEU TRABALHO VAI MELHORANDO AOS POUCOS.

ESTA CORRENTINHA QUE VOCÊ FEZ POR ÚLTIMO PODE SER DESMANCHADA E A LINHA REAPROVEITADA. PRATIQUE BASTANTE ATE DEIXAR SEU CÉREBRO CONDICIONADO, COM O TEMPO FARÁ O PONTO AUTOMATICAMENTE. CONTINUE PRATICANDO A CORRENTINHA ATE A PRÓXIMA AULA.

POR HOJE É APENAS ISSO. NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA TEREMOS OUTRA AULA, MOSTRANDO O PONTO BAIXO. VAMOS DEVAGAR E SEMPRE.

TENHO UM CD DE VÍDEOS COM ESTE PONTO E VÁRIOS OUTROS ABRANGENDO DO BÁSICO AO AVANÇADO ALÉM DE TÉCNICAS UTILIZADAS NO CROCHE QUE PODEM SER VISTOS NO PC SEM ESTAR CONECTADO OU NA TV ATRAVÉS DO APARELHO DE DVD. SE ALGUÉM TIVER INTERESSE PEÇO A GENTILEZA DE ENTRAR EM CONTATO POR E-MAIL QUE DAREI MAIORES DETALHES.

22 comentários:

Melissa disse...

Adorei sua iniciativa de ensinar o básico... vai ser muito útil.

Parabéns e continue assim..

Beijinhos...

Rosana disse...

Oi querida... lembra de mim???? Te mandei um comentário sobre a troca de linhas... Obrigada pela pronta resposta, ainda não tentei fazer, mas acho que vou conseguir.

Hoje estou te escrevendo, para 1º lhe parabenizar pela iniciativa de ensinar crochê p/ quem não sabe, não tem quem ensinar, não consegue pelas revistas, enfim...

E 2º para sugerir uma aula p/ seu curso, é sobre o anel inicial p/ trabalhos circulares, que não é feito c/ correntinhas, e sim dando 1 ou 2 voltas c/ a linha (sem fechar) e já iniciar os pb ou pa, dependendo do trabalho.

Adorei qdo vi isso, já fiz e achei ótimo, pq as vezes a receita pede uma quantidade de pb no anel inicial que mais parece um parto p/ colocar, rsrsrs...

Se por acaso, ñ me fiz entender ou quiser ver, tenho umas pg de revistas, que recebi de um grupo e tem fotos desse anel inicial, posso te passar sem problemas...

E se ñ interessar, ñ tem problemas...

Abraço,
Rosana,
ro-lanutti@ig.com.br

Mirian disse...

Oi Elaine!
Adorei a idéia do curso para iniciantes!
dê uma passadinha no meu blog!
bjos!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Oi Elaine,achei o seu blog navegando na net e estou gostando muito. gostei mais ainda qd acessei e vi sua aula para iniciantes.
grande abraço Fernanda

neidinha1234@hotmail.com disse...

Oi amiga,já assistir a 1a aula.Muito obrigada
Neidinha

Fazendo Crochê disse...

Amiga...parabéns pela sua iniciativa...te admiro muito!
bjus
Vânia

Anônimo disse...

Oi Elaine,

Parabéns pela iniciativa!
Achei ótima tua idéia.

Também está de parabéns pelos trabalhos que faz.

Sou iniciante, e espero um dia chegar a algo parecido hehehe

Tatiana disse...

adorei a aula!
mto esclarecedora! vou começar já!
obrigada elaine, por dividir o seu talento. beijao :)

Léia disse...

Elaine quero dizer que amei o seu blog, tem diversidades e além do mais nos ensina e nos encentiva.

Te parabenizo por tudo!!!!!!

beijos

Léia

Angela disse...

oi
Adorei a sua idéia de ensinar o basico do crochê. Quando eu era pequena minha mãe me ensinou um pouco, mas com o tempo eu esqueci, e agora gostaria de começar a fazer. Terça que vem eu volto pra assistir a segunda aula!
Obrigada!!

Julie Arte em Tricot e Crochet disse...

LINDO TUDO AQUI.....BJUS.......TE LINKEI TÁ

Eli Sheba disse...

Olá. Esta ideia do curso online é muito boa! Eu não sou propriamente iniciante, já sei fazer algumas coisas, as mais básicas. Mas vou estar atenta às aulas ;)

É mesmo de uma iniciativa destas que eu preciso para evoluir no croche.

Bjs*

Anônimo disse...

Elaine, como seu blog é lindo! Parabéns pelo talento, sensibilidade e generosidade.
Sou mais ou menos iniciante em crochê, mas me atrevi a fazer uma blusa e estou com dúvidas com relação à manga.
Se não for incômodo, você teria alguma receita de blusa em ponto fantasia, onde explique passo-a-passo como fazer mangas e inclusive cavas para blusa em crochê? Muitíssmo obrigada
Meu e-mail: giuliamonetti@gmail.com

Anônimo disse...

OLÁ QUERIDA ELAINE,
ESTOU DESEMPREGADA E TIVE UM FILHO A 1 ANO E MEIO. NESTE MOMENTO DE MINHA VIDA ESTOU CUIDANDO DELE E DE MINHA CASA ATÉ Q EM BREVE PRETENDO VOLTAR A TRABALHAR.
ENQUANTO ISSO RESOLVI APRENDER ALGUM ARTESANATO.
SEMPRE FUI APAIXONADA PELO CROCHE, PORÉM NUNCA TIVE QUEM ME ENSINASSE E NÃO POSSO FREQUENTAR AULAS, NÃO TEM QUEM OLHE MEU FILHO.
SENTEI NA FRENTE DO MICRO E TE ENCONTREI, MUITO PRAZER MINHA MAIS NOVA AMIGA!
SEU TRABALHO É LINDO, SAIBA QUE JÁ ESTOU TREINANDO A CORRENTINHA E VOU SEGUIR SUAS AULAS PARA INICIANTES. NUNCA HAVIA PEGADO EM UMA AGULHA ANTES E ME SENTI REALIZADA POR ESSE SINGELO COMEÇO.
QUANDO EU ESTIVER FALANDO COM DEUS VOU APRESENTAR VC NAS MINHAS ORAÇÕES. VC TEVE UMA INICIATIVA DE ABENÇOAR AS PESSOAS A APRENDER UMA ATIVIDADE QUE ALÉM DE LUCRATIVA É UMA TERAPIA OCUPACIONAL. ATIVIDADES ASSIM CURAM!
PESSOAS COMO VC SÃO VERDADEIRAS AMIGAS. PARABÉNS!!! QUE SUA VIDA SEJA REPLETA DE ALEGRIAS E SAÚDE, QUE VC POSSA RECEBER EM DOBRO AQUILO QUE TEM PROPORCIONADO PARA MIM E PARA TODOS OS QUE ACESSAM SEU BLOG.
AH, O QUE MAIS GOSTEI FOI O CHAPEUZINHO DE PRINCESA.
BEIJOS NO SEU CORAÇÃO, PARA SUA FILHINHA E PARA A GATINHA QUE ADORA MIAR DURANTE OS VÍDEOS...
VERA

Anônimo disse...

Por gentileza como posso comprar seus dvds? Não consigo mandar e-mail,já tentei sete vezes e ñ vai.
pastoramaisa@hotmail.com

olenka disse...

Adorei o cantinho.
Voltarei sempre, com mais tempo.
Eu gostaria de aprender CROCHÊ DE TAPEÇARIA (Tapestry Crochet).
Alguém poderia me dar alguma informação?
Muito obrigada.
Bjs.

fernanda disse...

ola,gostei muito muito bem explicado^^ tudo de bom um abaço^^

Anônimo disse...

Nossa gostei do seu ponto basico .. PARABENS!!!

silvana disse...

Bom dia Elaine eu tava aqui na net tentando encontrar algo que eu possa fazer que nnão seja tão dificil,pois a um mes descobri que tenho esclerose multipla e minha mãoes estão um pouco comprometida e preciso exercita-las para não perder de ves a coordenação achei seu blog uma ótima ideia se vc me aceitar ficarei feliz bjs

Jheyse Roberta disse...

Ola bom dia estou adorando aprender fazer croche com vc parabens pela sua iniciativa pq nao é toda pessoa que tem o praer de ensinar.espero aprender muito com vc bjs.

Anônimo disse...

já aprendi.é muito fácil.

Maria Santos disse...

Olá Elaine, estava passando férias na casa das minhas irmãs e elas estavam me ensinando a arte de fazer crochê. Aprendi o básico e já estou fazendo biquinhos simples em toalha de rosto. Ainda tenho muitas dificuldades e pesquisando na internet achei o seu blog. É a primeira vez que participo de um blog. Espero aprender a fazer coisas bonitas para minha casa. Não tenho a pretensão de fazer grandes peças. Apenas coisas básicas como bicos de toalhas e panos de prato.

Abraço
Maria