31 de julho de 2011

Vídeo Aula Crochê - Toalha de Lavabo Elaine

Para encerrar nossa festa de maneira especial a vídeo aula de uma peça que agrada a todas pela sua beleza e ao mesmo tempo simplicidade, a Toalha de Lavabo Elaine.

Esta toalha é uma criação minha muito antiga, eu ainda era solteira quando fiz pela primeira vez e ao longo dos anos venho aperfeiçoando alguns detalhes. Eu mostrei aqui no blog pela primeira vez no início de 2008 e fez um enorme sucesso com muitas pessoas me pedindo a vídeo aula. Inicialmente a ideia original seria de postar no novo DVD de bicos e barrados que eu estava lançando na época o que foi realmente feito. Infelizmente eu não imaginava que esta peça iria gerar tanta polemica. Nunca comentei nada sobre este problema mas acho que posso fazer um pequeno desabafo.

Como a Toalha fez muito sucesso foi publicado na net um passo a passo com fotos dessa peça sem o meu conhecimento e autorização. Com isso fiquei em uma situação delicada pois eu tinha prometido a muitas alunas que não iria colocar no blog e para ter acesso a receita somente através do DVD. Como explicar que o passo a passo da minha Toalha de Lavabo estava disponível desta maneira?

E isso não foi o pior de tudo pois na época algumas pessoas comentaram que eu estava sendo egoísta em não querer dividir com todas a receita desta peça. Imaginem só, alguém que já tinha mais de 500 vídeos com acesso gratuito na net ser egoísta? Se esqueceram que foi aqui no meu blog onde foram divulgados os primeiros vídeos de crochê on line com acesso gratuito. Não era esta a questão, eu apenas tinha produzido o vídeo exclusivamente para o DVD. Isso é errado? Alguém querer ganhar dinheiro com o seu trabalho e sua arte? As vezes as pessoas esquecem que eu sou como todo mundo, tenho minhas contas que precisam ser pagas. Minha net precisa ser com mais velocidade que a normal por causa das vídeo aulas e portanto com maior custo, meu PC tem que ser topo de linha para suportar a edição de vídeos e outros detalhes. Para quem não sabe nos Estados Unidos há sites que vendem apenas a receita escrita de peças em crochê variando de 5 a 20 dólares. Ate acusações de que eu não seria nem a autora da peça tive que ouvir. Perdi algumas amigas virtuais que eram presença constante no meu cantinho e nunca mais apareceram.

Todo este problema poderia ser evitado com um simples e-mail perguntado se eu autorizava fazer o pap ou não. Eu teria respondido que não e explicado as razões sem maiores consequências. Sei que muita gente deve estar se perguntando mas Elaine você não tem em vídeo peças de outra blogueiras? Sim eu tenho a Gola Abacaxi da Rose, o Square da Bia, Square da Samanta (Feiticera das Agulhas) e diversos trabalhos da querida Sônia Maria por exemplo e todos foram feitos com autorização das autoras e alguns ate mesmo a pedido delas. Mas você Elaine não pode ter filmado peças de outras pessoas sem saber? Posso sim já que na net há um enorme acervo de material e a grande maioria sem identificação de autoria. Mas eu jamais faria uma peça sabendo da sua autoria sem antes consultar a criadora. No ano passado uma gola de uma jornalista fez um enorme sucesso e procurei a autora para fazermos o vídeo em parceria e ela disse que não tinha interesse e que eu poderia fazer da minha maneira. Simplesmente deixei de lado o projeto e de forma alguma fiquei ofendida pois era um direito dela aceitar ou não pois ela vive do seu trabalho e não tinha interesse em divulgar a receita. Simples assim ...

Hoje vejo esta Toalha de lavabo espalhada pela net e muitas vezes sem que seja citada a autoria e ate mesmo com agradecimentos pelo pap feito sem o meu conhecimento. Isso magoa muito quem passou horas desenvolvendo um trabalho, estudando os melhores fios e agulhas compatíveis e aprimorando por muitos anos.
Meu marido é Advogado e quando é procurado por um possível cliente sobre uma causa ele primeiramente pergunta se já há um Advogado cuidando do processo. Pois se tiver ele não vai emitir nenhuma opinião por uma questão de ética profissional. Isso deveria ser seguido por nós artesãs, respeitar um trabalho alheio só tem a acrescentar a nossa arte.
Gostaria de deixar bem claro que não me importo com ninguém que poste seus trabalhos feitos com as minhas vídeo aulas ou ate mesmo pelas fotos do blog. Tenho orgulho disso e me sinto honrada ate. O que eu não aceito é que façam passo a passo das minhas peças sem minha autorização. É bom lembrar que sou professora e portanto me acho muito capacitada para fazer o meu próprio passo a passo quando eu desejar.

Mas isso tudo é passado e não guardo magoas por esse incidente, escrevo estas palavras apenas com o intuito que este tipo de coisa não aconteça mais com minhas peças e de tantas outras amigas que passaram pelo mesmo problema.

Muito obrigada a todas por lerem este texto e vamos as linhas e agulhas que realmente é o que nos interessa. 


Usei Linha São Francisco em fio simples e agulha Crochê Clover 1,25 mm. A toalha de lavabo pode ter a área para bordado de qualquer tamanho pois o barrado pode ser ajustado. Você pode fazer em outras toalhas maiores e ate usar este square para criar outras peças a seu gosto.
www.bigartes.com
A Linha São Francisco você encontra no site
www.bigartes.com em várias cores.



Vamos a vídeo aula:




As peças de Crochê, Tricô e Bordado mostradas no blog estão disponíveis para encomenda, bem como os meus Dvds com vídeo aulas.

Sobre os Dvds tenho o Curso de Iniciantes com os Volumes 1 (Pontos e Técnicas básicas do Crochê) e o Volume 2 que é a continuação. Tenho também um grande número de Dvds com trabalhos completos e os especiais com os seguintes temas: Jogos de Banheiro, Bebê, Bicos e Barrados, Bolsas, Cachecóis, Casa (trabalhos para o seu lar), Flores em Crochê, Ímãs de Geladeira e Lembrancinhas, Moda Inverno, Leitura de Gráficos de Crochê, Mantas, Meias e Pantufas, Natal, Porta Moedas, Sachês, Sapatinhos Bebê, Tapetes e Cortinas, Toalhinhas e Vestuário Feminino.

Tenho também Dvds sobre Tricô e Bordado Livre (bordado da vovó). Acesse o
Elaine Croche Vídeos e veja todo o conteúdo dos Dvds com a relação dos pontos e trabalhos.

Para maiores informações sobre encomendas e Dvds, por gentileza entre em contato pelos e-mails abaixo:

tripiano@globo.com ou elainetripiano@brturbo.com.br

Visite o
Cantinho das Alunas e veja diversos trabalhos das alunas (os) do nosso blog. Mande o seu trabalho para ser publicado.

Obrigada pela visita e recadinhos!

31 comentários:

Sônia Maria disse...

Olá, Elaine querida!

Li seu desabafo e engrosso a lista de apoio a você. Esses desabafos são necessários... Só assim as pessoas vão lendo e vão se conscientizando da necessidade de respeitar o direito do outro.

Você sabia que esse seu barrada está em uma revista brasileira? Sua edição é posterior ao seu post. Quando vi fiquei indignada... Devido a correria do dia-a-dia me esqueci de te mandar. Acho que salvei a foto. Depois vou vasculhar meus guardados e se encontrar te mando...

Eu sempre sou vítima de algumas blogueiras desavisadas e outras mal intencionadas, mesmo... Elas copiam e colam meus gráficos, passo-a-passo e até posts inteiros... Um horror!!!! Isso me levou a fazer um aviso permanente no início do meu blog. Pois mesmo assim uma pessoa já me plagiou depois desse aviso. Pode? Fico muito triste, desanimada e até indignada com tudo isso...

Recentemente consegui que uma pessoa deletasse o blog inteiro... Quando não era matéria minha era de outra amiga blogueira...

Acho que precisamos ser mais parceiras e nos ajudarmos umas as outras, denunciando essas pessoas que querem fazer fama com o trabalho alheio...

Eu estou decidida a denunciar todas que eu encontrar, conversar amigavelmente e não resolver. Minha primeira opção é resolver tudo na cordialidade. No entanto se não resolver vou partir para denuncia no Google como fiz com o tal blog e até ação na justiça.

Abraços com carinho,

Sônia Maria

Rita RJ disse...

Olá querida Elaine eu não tenho blog, mas visito muitos entre eles está o seu em primeiro lugar e o da Sonia que conheci através do seu, e vejo o quanto vcs são injustiçadas, fico muito triste com isso pq sei o trabalho que dá fazer tudo isso para nós, mas DEUS é maior sei que vc passa por cima de tudo isso que fazem pela net a fora e só tenho a agradecer pór vc ser assim e continuar na luta muiiiiiiito obrigada e fica com DEUS amada bjs de uma admiradora e aluna dos seus lindos trabalhos Rita ;)

Anônimo disse...

Elaine e Sonia,
Sou fã de vcs duas....faço pra mim os trabalhos que vejo nas aulas...JAMAIS postaria ou mandaria pra alguém passo a passo ou qq outra coisa que vcs tenham feito....
Não tenho tanta criatividade e técnica pra criar trabalhos, por isso faço de vcs...para meu uso próprio....
Esses dias estava mostrando pra minha irmã os trabalhos feitos e ela adorou um bolero lindo, feito com o fio Chemyl 8, um cinza....ela quis....estou querendo fazer pra ela....tem algum problema??
Já fiz várias peças pra minha casa...toalhinhas de mesa, tapetes.....AMOOO demais os trabalhos e estou ao lado de vcs pra denunciar qq atividade suspeita e desleal.
Abraços e beijos
Milena

Marifetane hobi disse...

selam, güzel bir havlu danteli eline sağlık..

Vânia disse...

Olá Elaine!
Vejo o seu blog todos os dias. Também faço crochê e aprendi muitas coisas contigo. Concordo com o seu desabafo. Você é ótima!
Que Deus continue te abençoando.
Bjs!!

Cristina disse...

Olá querida, faço croche mas sou ininciante, tenho aprendido muitas coisas com você, não aceito que te chamem de egoísta, pois sempre que voce pode divide muitas coisas com a gente, realmente é muito errado o que fizeram com você, não fique triste estamos aqui para apoia-la sempre, se não fosse você eu não teria aprendido muitas coisas em croche, voce nos trata com muito carinho, tem algumas blogueira que já me deram muito fora, voce está acima de todas, adoro a Sonia também ela é muito carinhosa.
Adoro voce de paixão.

bjos. com muito carinho, na sua princesinha também , ela é uma fofa.

cristinamrp@yahoo.com.br

Elaine Tripiano disse...

PARA MILENA

Esteja a vontade para fazer todas as peças do blog que desejar e também pode postar as mesmas em blogs ou sites. A minha bronca é com pessoas que fazem PAPs (passo a passo) das peças sem a minha autorização. Você fazer a peça para o seu uso ou para venda não tem nenhum problema e ate me sinto honrada. Bjs Elaine

Ivete Guerra disse...

Olá Elaine querida...
Parabens pelo mes de aniversário mais uma vez. Encerrou com chave de Ouro!!!
Lí o texto na íntegra e concordo com voce. Minha solidariedade também a Sonia Maria, criadora de lindas peças. Também vejo sempre o blog dela. Já observei muitas coisas na net, em relação aos trabalhos de croche. No orkut mesmo, tem pessoas que enchem seus albuns de fotos como se fossem seus trabalhos,recebem elogios e "até agradecem". Mas qual a minha surpresa ao ver as mesmas fotos em revistas que busco sempre adquirir, as quais são criações de outras pessoas. Concordo com voce Elaine, e acho muito importante colocar no seu blog tudo o que passa em relação ao seu trabalho e de tantas outras amigas que se esforçaram para chegar até onde estão...Mas minha querida professora, penso no seguinte: faça sempre com honestidade, amor e a consciência tranquila, que tudo volta para voce...
Gostei muito dos vídeos de aniversário, bem como todos os que estão disponíveis com acesso gratuito. Te admiro por dividir com as alunas o que é possível. Voce está certa que alguns trabalhos seus estejam a venda sómente em DVD, pois são muitos anos de aprendizado, pesquisas e gastos para voce chegar onde está...
Meu carinho de sempre e meu respeito por voce.
Fica com Deus,
Beijo grande.

nadornia disse...

Hola mi amada Elaine,
No tengo blog,pero cada vez que puedo te sigo, adoro todo lo tuyo y comprendo tu preocupacion y molestia.
No es justo que tanto trabajo por años se vea asi de perjudicado por terceras personas. Visito muchas paginas de Rusia y lamente muchisimo ver tu trabajo en algunos blogs de por alla sin mencionar la fuente.
Claro que tambien hay los legales que si te mencionan. No te preocupes mi querida que todo va a salir bien. Adore la toalla esta hermosa!!!
Mil gracias corazon y que Dios te bendiga. Muchos besitos para ti y para mi Top Fashion Melody que cada dia que pasa se pone mas bella.
Doris de Lima-Peru

Maria Cecília disse...

Olá, Elaine,

Sou sua aluna desde 2007.Acho você uma guerreira.
Acho que você teve muita paciência, esperou tanto para desabafar.
Concordo com a Sônia, use de sinceridade, corra atrás dos seus trabalhos.
Conte com meu apoio sempre.
Parabéns!!

bjos.

Tica

*Taty Cryst* disse...

ola elaine hoje qdo entrei no seu blog ,vi e li seu desabafo ,quero dizer que dou todo apoio a vc ,pois como vc disse ,qtos videos de graça vc nos disponibilizou para fazermos artesanatos tão lindos,que fazemos sem pagar nada,quanto aos seus dvds vc tem todo direito de vender o que vc bem entender pois esse é seu trabalho.ja comprei dvd seu ,ja fiz muitas peças de seus videos.
quero que saiba que dou todo apoio a vc ,e que vc continue sendo essa pessoa maravilhosa que vc é ,e parabens pelo aniversario
abraços e fique com DEUS

Vanessa Azevedo disse...

Olá Elaine! Em primeiro lugar quero te agradecer por este mês maravilhoso, que nos concedeste com suas videos aulas, não perdi uma só aula, participei tb dos três sorteios, não ganhei nenhum rsrsr, mas valeu só pela participação. Bom , Li todo o seu desabafo e é uma injustiça mesmo oque fizeram com vc, ainda mais te chamando de egoista, imagina vc sendo egoista, uma pessoa que dedica parte do seu tempo gravando pra nos ensinar e tudo isso de graça, Essas pessoas que lhe chamaram disso não sabem bem a definição da palavra egoista, pois se soubessem nunca teriam dito, enfim pessoas ingratas é oque mais existe no mundo, mas o importante é que que vc está aqui conosco firme e forte nos ensinando a cada dia com mais nobreza e abrilhantando nossos dias com seu conhecimento nessa arte que tanto amamos, parabéns por todos estes anos que estas aqui conosco, ah fiz uma pelerine infantil que está em um dos seus videos, inclusive coloquei ali a referencia do seu video acho que assim não tem problema né? Passa lá no meu blog e dá uma olhadinha Bjosss
Vanessa Azevedo
http://virtuosacroche.blogspot.com/

Anônimo disse...

Querida, muito obrigada!
Vou fazer as peças de coração tranquilo agora....
E tenha certeza de uma coisa...as pessoas que fazem isso sentem inveja de vc....
Igual a vc não existe!
Beijoss
Milena

Rosemary Ribeiro disse...

Elaine, meu nome é Rosemary e sou fã do seu trabalho, é simplesmente lindo.
Venho juntarme a tantas pessoas que com toda certeza estão indignadas com a falta de respeito com o seu trabalho.
Vç ja deveria ter feito esse desabafo a muito tempo, uma situação dessas não pode ser guardada, e quem te chamou de egoista não sabe nem o que esta dizendo, é uma pessoa digna de pena, isso sim.
Parabens pelo seu lindo trabalho e obrigada por dividir com a gente seu conhecimento...
Obrigada por me ensinar tanta coisa...

Karina Grechi disse...

Professora, é por essas e outras que te admiro cada vez mais!
Concordo e apoio tudo que disse! E me sinto privilegida por estar próxima à vc desde o grupo Amigas do Crochê, onde começaste a me ensinar e aprimorar meu crochê!
Um beijo grande! A família toda!

Ana Paula RJ disse...

Querida Elaine,

Obrigada por este mês repleto de lindos trabalhos, aulas maravilhosas e tanto carinho com suas alunas virtuais, que aprendem crochê de graça com a melhor professora dessa arte no Brasil!

Por favor, não fique chateada com esse pessoal que não tem a mesma criatividade que você para realizar trabalhos tão lindos, você não merece. Pode ter certeza, no Brasil, basta alguém ter uma boa idéia e todos copiam, isso acontece em todas as áreas. Acredito que muitas vezes seja por ingenuidade, falta de educação e ignorância mesmo, mas infelizmente outros usam de má fé, tentando se apoderar do que não lhes pertence originalmente. Penso que foi DEUS que lhe deu este dom, e Ele sabe porque o deu a você e não a quem lhe copia.

Admiro muito você que não é nem um pouco egoísta em ensinar como fazer suas peças! Espero muito poder comprar um DVD seu com peças para bebê quando eu estiver esperando o meu, se Deus permitir, pois quero fazer um enxoval com muito carinho! Hoje tenho a felicidade de poder dizer que sei fazer crochê e que aprendi na internet com a professoa Elaine! E a gente aprende tanto, que sai lendo receita e até descobre aquelas onde falta ou sobra algum ponto!

Se posso te dar um conselho, registre as suas peças, faça um livro, uma apostila, leve os DVDs no cartório, não sei exatamente do ponto de vista jurídico, mas cerque-se de recursos para ficar protegida de gente mal intencionada... infelizmente o mundo tá cheio disso... não sei se cabe aqui a Lei de Direito Autoral, mas quem sabe? Bem, fique com Deus querida, que Ele abençõe você e sua família, hoje e sempre!!

Elaine Tripiano disse...

PARA VANESSA AZEVEDO

Esteja a vontade para postar peças feitas pelas minhas vídeo aulas no seu blog e citar o link como voc~e fez. É a maneira correta e fico ate agradecida. O que não gosto e de fazerem paps com minhas peças em antes me consultar se autorizo ou não. Bjs Elaine.

Carmen-Artes disse...

Oi Elaine.Eu concordo com todas e assino em baixo.Mais vim aqui para te agradeçer e dizer meu muito obrigada por todos os videos que nos deu de presente.
Durante todo esse mes.A primeira coisa que vazia todos os dias era correr para o conputador para ver qual seria a aulinha do dia,Amei todas e já estou fazendo as peças.Que DEUS te ilumine cada vez mais.Beijinhos amiga

Anônimo disse...

Oi Elaine é justo seu desabafo sim eu leio tdo o q vc posta.
Continua com sua luta é justa,admiro a sonia tbm sempre visito o blog dela.
Parabéns pelos videos e a dedicação d seu trabalho cada dia eu fico mais admirada em vc saber fazer tantas peças maravilhosas,te adoro eu indico seu blog para tdas as amigas q conheço na net.
bjos d Evanilte SC

inessag disse...

Elaine ...vc alem de ser uma criatrinha dotada de muito talento é especial miga...
Nunca se manifestou sobre este assunto...eu me revoltava quando entrava em algum blog e via peças dessa sua criação sendo vendidas...sem ao menos citar a origem da peça... Muitas usufruiram disso para se promover... Sempre deixei recadinho frisando que esta belezura era de sua criação...
Porem miga vc é maior que toda esta falta de respeito por teu trabalho incansável de anos de dedicação...
Poder devolver á vida um pouco do que dela recebeste é amar o próximo!!!...
Agradecida amada por tudo ...
abração com carinho
Inês

Cintia Santos disse...

Oi Profª Elaine, olha nem sei o que te dizer... eu fiz este barrado em minhas toalhinhas com a ajuda do passo a passo de outro blog, me desculpe, mas eu não sabia e lá não menciona você. Que coisa chata, tô super sem graça, o máximo que pude fazer é inserir o link do teu blog na minha postagem, dando o crédito para vc. Eu não acho nada bonito copiar os trabalhos dos outros, sem dar os devidos créditos, acho uma falta de respeito sem tamanho. Não é por que tá na net, que qualquer um pode ir fazendo sem pelo menos citar de quem é a ideia original. Minhas sinceras desculpas eu não sabia mesmo, a postagem no meu blog já foi editada.
Muito obrigada por dividir seu tempo e sua criatividade conosco.
Bjo
Cin

Silvania disse...

Bom dia Elaine querida.
Sabe estou de pleno acordo com voce e penso que todos os direitos e reservado. Como eu marinheiro de primeira viaje aprendendo com vc, postei teu video mas comuniquei com vc que havia feito. Voce me disse que nao deveria de postar o video mas sim o trabalho. Fico muito feliz de ter sido clara com vc e vc comigo...Nao tenho nenhuma magoa com isto pelo alcontrario estamos aqui pra aprender e vc como professora e encinar...Nas minhas horas vagas faco croche com as crocheteiras que tem o passo a passo na net ou video, deixo mensagens pra pessoas que nao conheco, viajo por este mundo da net e nao tenho coragen de postar trabalho que nao conheco a nao ser que esta o passo a passo encinando...Agradeco a vc e sonia maria e varias crocheteiras por ser tao generosa com nos em encinar e ter pasciencia com estas pessoas nao nao sabem respeitar os direitos reservados. obrigado e parabens Elaine por sua existecia na net caminhando e encinando por todo o mundo. Grande abraco Deus abencoe voces

Anônimo disse...

Ola Elaine querida... li sua matéria, e concordo com voce. Sei o quanto dá trabalho o que voce faz e o faz com carinho grande e não é egoista não, haja visto esse mes lindo de julho onde voce postou 32 video-aulas para nosso deleite. Eu tenho um trabalho em meu blog baseado em uma video aula sua (foi um dos primeiros posts), mas com link para a video aula; ainda há pouco pedi autorização para Sonia Maria para colocar uma matéria dela (não na integra, mas com link para a materia) em meu blog como Utilidade Publica, pois acho horrivel voce pegar o trabalho de alguem e jogar na net sem mais nem menos e a Sonia foi muito gentil e me autorizou; não doeu nada e ainda por cima creio estar ajudando mais pessoas... Eu já fiz um trabalho da Sonia e tambem onde deixei o link dela, pois no blog dela tem a explicação, e isso é mais do que justo com voces que se dedicam a nos passar as experiencias de croche... eu sinto-me muito honrada e gratificada quando entro em seu blog ou de qualquer abençoada de Deus e que tem essa mãos lindas e mentes cheia de ideias lindas e posso aprender mais e mais com voces professoras tão dedicadas e queridas e voce é uma delas, pois mesmo sem te conhecer pessoalmente sinto que voce é muito
dedicada e há amor em cada ponto e laçada que voce dá. Desabafar faz bem e tambem faz com que as pessoas pensem mais antes de postarem o que não é delas.
Eu já disse que quando eu crescer quero ser como voce!!

Um beijo carinhoso querida e Deus te abençoe mais e mais nesse dom lindo que voce tem e que veio dEle!

Izy

Paixão pelo artesanato disse...

Olá Elaine,é sempre bom desbafar mesmo que venha tempos depois,mas vc tem toda a razão está havendo muita falta de respeito entre as pessoas,por isso essa bagunça no mundo;todos deveriam ter Deus em primeiro lugar no coração só assim saberiam o que é respeitar alguem e o ser humano seria mais justo acompanho vc,a Sônia e outras blogueiras que são muitas e admiro demais a atenção,o compartilhamento e o amor que vcs tem pelo artesanato.Um grande beijo

Anônimo disse...

Oi Elaine
Ai será que meu blog tá certinho? não tenho muita experiência com isso,li seu desabafo e fiquei pensando, será que sem saber não fiz alguma coisa errada? será que falta alguma coisa?Por favor dê uma espiadinha e me avise, adoro seus trabalhos,te admiro muito,por tudo que vc já passou, ah sua filinha tá linda.
Bjs
Artesdacata.

ner disse...

elaine li seu desabafo e estou contigo!!! adoro seu blog visito diariamente e graças a voce to aprendendo croche!! fica com Deus!!! e saiba que és unica!!! bjo Ner

Adelaide disse...

Olá Elaine

Grande desabafo e com razão,Não é fácil ver as nossas criações serem atribuidas a outras pessoas,eu mesma fiz esse barrado e atribui os créditos a outa blogueira da qual segui o PAP( erro devidamente corrigido).Por vezes recorro aos seus trabalhos para tirar dicas ou ideias.
Bjs Adelaide

Adelaide disse...

Ola Elaine

Eu adorei esse barrado e acabei de fazer um para venda devo dizer que adorei faze-lo e gostei ainda mais dele depois de pronto.Cometi o erro de dar os créditos à autora do PAP.Esse erro já foi devidamente corrigido.
Bjs Adelaide

Elzimar Correa disse...

Oi Elaine

Me lembro como hoje e isto faz parte da minha estoria de começar a fazer croche. Entrei no seu blog e vi esta toalha com este barrado que me encanta a cada dia, pedi a minha mae pra me ensinar pois ela já era experiente, e como vc deve ter lido anteriormente sempre te agradeço por isto, pois renovei minha vida com este modelo de barrado.
Tudo q quero aprender venho aqui, pois sei que vc faz tudo com carinho e tem boa vontade em ensinar.
Mesmo com estas copias seu sucesso nunca será atingido

Anônimo disse...

Oi Elaine!

Seus trabalhos sao lindos,parabens por todos! Estou adimirada com tanta dedicaçao e carinho.

Beijos Jacinta.

Jacinta disse...

Oi Elaine!

Estou adimirada pelos seus trabalhos. Parabens! Eles sao feitos com muito carinho e dedicaçao.

Beijos Jacinta.