5 de julho de 2012

Vídeo Aula Crochê - Ponto Fantasia Modelo 1 do Elaine Croche

Na aula anterior falei sobre Ponto Fantasia em Crochê. Hoje vou mostrar como fazer a base inicial para os Pontos Fantasia e também um modelo de Ponto Fantasia, o primeiro de uma série que será mostrada no blog. 


Os Pontos Fantasia normalmente são executados sobre uma base de correntes. A quantidade de correntes varia em função dos pontos e das dimensões do trabalho. São indicados na receita em multiplos fechados ou multiplos com a adição de correntes adicionais. Por exemplo o ponto mostrado nesta postagem é formado por multiplos de 8 + 1, ou seja você pode fazer com 17 correntes iniciais (8x2+1), 25 correntes iniciais (8x3+1), etc.
Em cada vídeo aula de Ponto Fantasia que for mostrada aqui no blog eu vou indicar o número de correntes necessárias.

Vamos a vídeo aula da Base Inicial do Ponto Fantasia:


Agora que você aprendeu como fazer a Base Inicial do Ponto Fantasia vamos partir para uma aula pratica de como fazer um Ponto Fantasia. Eu o denominei de Ponto Fantasia Modelo 1 do Elaine Croche pois que eu saiba este ponto não tem um nome específico e não sou muito favorável a inventar nomes pois isso pode gerar confusão. Achei melhor apenas numera-los de forma bem simples e pratica, sendo a numeração aleatória. Para sua confecção você vai fazer uma base de correntes com multiplos de 8 + 1, ou seja você pode fazer com 17 correntes (8x2+1), 25 correntes (8x3+1), 33 correntes (8x4+1), etc.

Sei que algumas pessoas vão perguntar qual é a utilidade pratica de um Ponto Fantasia como este. Antigamente as revistas de Crochê eram difíceis de serem encontradas, vinham da Europa e do Japão e apenas nas grandes cidades. Hoje além da net, você encontra com facilidade em Bancas de Jornal (revistaria) e até em padarias e supermercados. Então as artesãs tinham o costume de fazer amostras de pontos como a imagem acima. Eu tinha uma pasta com as amostras pregadas nas folhas como um catálogo.

Com estes Pontos Fantasia que vou mostrar aqui no Blog você pode fazer tapetes, mantas, caminhos de mesa, etc. Vai depender da sua criatividade. Você pode usar o fio que desejar, se for um tapete por exemplo use Barbante São Francisco, se for Manta para adulto Lã e se for para Bebê fio especial para bebê e assim por diante. A agulha deve ser compatível com o fio.

Vamos a vídeo aula do Ponto Fantasia Modelo 1 do Elaine Croche:

 

As peças de Crochê, Tricô e Bordado mostradas no blog estão disponíveis para encomenda, bem como os meus Dvds com vídeo aulas. 


Sobre os Dvds tenho o Curso de Iniciantes com os Volumes 1 (Pontos e Técnicas básicas do Crochê) e o Volume 2 que é a continuação. 


Tenho também um grande número de Dvds com trabalhos completos e os especiais com os seguintes temas: Trabalhos em Barbante, Jogos de Banheiro, Bebê, Bicos e Barrados, Frutinhas, Bolsas, Cachecóis, Casa (trabalhos para o seu lar), Flores em Crochê, Moda Praia, Ímãs de Geladeira e Lembrancinhas, Moda Inverno, Leitura de Gráficos de Crochê, Mantas, Meias e Pantufas, Natal, Porta Moedas, Sachês, Sapatinhos Bebê, Tapetes e Cortinas, Toalhinhas e Vestuário Feminino. Tenho também Dvds sobre Tricô e Bordado Livre (bordado da vovó). 


Acesse o Elaine Croche Vídeos e veja todo o conteúdo dos Dvds com a relação dos pontos e trabalhos. 


Para maiores informações sobre encomendas e Dvds, por gentileza entre em contato pelos e-mails abaixo:


tripiano@globo.com ou elainetripiano@gmail.com 


Visite o Cantinho das Alunas e veja diversos trabalhos das alunas (os) do nosso blog. Mande o seu trabalho para ser publicado. 


Obrigada pela visita e recadinhos! 

Um comentário:

Márcia Regina disse...

Bom dia Elaine. Tudo bem? Então vim aqui hoje pra te dizer que estou fazendo seu curso de crochê para iniciante. Adorei. Estou apenas na terceira aula e vou indo devagar, pois como você diz a pressa é inimiga da perfeição.
Obrigada por esse curso e que Deus te abençõe.
Beijinhos.