14 de novembro de 2012

Dicas da Elaine Croche - Trabalhar com Fio Duplo

A seção Dicas da Elaine Croche é publicada todas as quartas-feiras aqui no blog.
 
Para ver as anteriores Clique Aqui .

No Dicas da Elaine Crochê desta semana vamos falar do trabalho em Crochê com Fio Duplo. Algo que pode parecer simples é motivo de duvidas para muitas alunas.


O que é trabalhar com fio duplo? Normalmente você trabalha seu Crochê com um único fio, mas há casos em que você precisa usar um fio com maior espessura para aumentar um pouco o tamanho de uma peça por exemplo.

Eu trabalho muito com a Linha Iris Supremo da Enovelar que é ótima e com fio simples uso a mesma com agulha de Crochê 1,25 mm. Ao trabalhar com fio duplo aumentando a espessura é preciso usar uma agulha mais grossa também como a 1,75 mm a 2,25 mm dependendo do seu gosto. E não é preciso comprar dois novelos para trabalhar com o fio duplo, basta usar a "ponta de fora" e a "ponta de dentro" do novelo.

Se uma receita pede as Linhas Anne ou Camila Fashion e você tem apenas as Linhas Cléa ou a Camila basta trabalhar em fio duplo com as mesmas que a espessura será quase igual não alterando o resultado final do trabalho.
 
Como retirar a "ponta de dentro" do novelo? Se eu precisar de um fio com espessura maior ainda posso usar fio triplo ou até mesmo quádruplo? E quando o novelo é daqueles que possuem um papelão no seu interior, tem como usar fio duplo também? Posso usar cores diferentes?
 
Veja o vídeo abaixo todas as dicas para você trabalhar com fio duplo.


Vamos a vídeo aula:


As peças de Crochê, Tricô e Bordado mostradas no blog estão disponíveis para encomenda, bem como os meus Dvds com vídeo aulas. 
 
Sobre os Dvds tenho o Curso de Iniciantes com os Volumes 1 (Pontos e Técnicas básicas do Crochê) e o Volume 2 que é a continuação. 
 
Tenho também um grande número de Dvds com trabalhos completos e os especiais com os seguintes temas: Trabalhos em Barbante, Jogos de Banheiro, Bebê, Bicos e Barrados, Frutinhas, Bolsas, Cachecóis, Casa (trabalhos para o seu lar), Flores em Crochê, Moda Praia, Ímãs de Geladeira e Lembrancinhas, Moda Inverno, Leitura de Gráficos de Crochê, Mantas, Meias e Pantufas, Natal, Porta Moedas, Sachês, Sapatinhos Bebê, Tapetes e Cortinas, Toalhinhas e Vestuário Feminino. Tenho também Dvds sobre Tricô e Bordado Livre (bordado da vovó). 
 
Acesse o Elaine Croche Vídeos e veja todo o conteúdo dos Dvds com a relação dos pontos e trabalhos. 
 
Para maiores informações sobre encomendas e Dvds, por gentileza entre em contato pelos e-mails abaixo:

tripiano@globo.com ou elainetripiano@gmail.com 

Visite o Cantinho das Alunas e veja diversos trabalhos das alunas (os) do nosso blog. Mande o seu trabalho para ser publicado. 

Obrigada pela visita e recadinhos! 

3 comentários:

Criando Artes Carla disse...

Olá Elaine, aproveitando o feriado para ver as novidades, valeu pela dica amiga, os meus fios sempre enrolam, pego outro novelo, mas agora vou fazer certinho.
Beijos, Carla

Isadora disse...

Adorei a dica de dobrar o papelão dos novelos que tem papelão por dentro, eu não sabia e sempre comprava dois novelos!
Obrigada!

Luana Cabral disse...

Olá Elaine,

Adorei a sua dica em fazer esse "post", e a iniciativa. Vou recomendar lá no meu blog. ogatorosa.blogspot.com.br
P.S.: Aprendi crochê sozinha, aliás, aprendendo só pelos seus vídeos. Você tem uma ótima didática.

Beijos,
Luana