14 de novembro de 2012

Dicas da Elaine Croche - Trabalhar com Fio Duplo

A seção Dicas da Elaine Croche é publicada todas as quartas-feiras aqui no blog.
 
Para ver as anteriores Clique Aqui .

No Dicas da Elaine Crochê desta semana vamos falar do trabalho em Crochê com Fio Duplo. Algo que pode parecer simples é motivo de duvidas para muitas alunas.


O que é trabalhar com fio duplo? Normalmente você trabalha seu Crochê com um único fio, mas há casos em que você precisa usar um fio com maior espessura para aumentar um pouco o tamanho de uma peça por exemplo.

Eu trabalho muito com a Linha Iris Supremo da Enovelar que é ótima e com fio simples uso a mesma com agulha de Crochê 1,25 mm. Ao trabalhar com fio duplo aumentando a espessura é preciso usar uma agulha mais grossa também como a 1,75 mm a 2,25 mm dependendo do seu gosto. E não é preciso comprar dois novelos para trabalhar com o fio duplo, basta usar a "ponta de fora" e a "ponta de dentro" do novelo.

Se uma receita pede as Linhas Anne ou Camila Fashion e você tem apenas as Linhas Cléa ou a Camila basta trabalhar em fio duplo com as mesmas que a espessura será quase igual não alterando o resultado final do trabalho.
 
Como retirar a "ponta de dentro" do novelo? Se eu precisar de um fio com espessura maior ainda posso usar fio triplo ou até mesmo quádruplo? E quando o novelo é daqueles que possuem um papelão no seu interior, tem como usar fio duplo também? Posso usar cores diferentes?
 
Veja o vídeo abaixo todas as dicas para você trabalhar com fio duplo.


Vamos a vídeo aula:


As peças de Crochê, Tricô e Bordado mostradas no blog estão disponíveis para encomenda, bem como os meus Dvds com vídeo aulas. 
 
Sobre os Dvds tenho o Curso de Iniciantes com os Volumes 1 (Pontos e Técnicas básicas do Crochê) e o Volume 2 que é a continuação. 
 
Tenho também um grande número de Dvds com trabalhos completos e os especiais com os seguintes temas: Trabalhos em Barbante, Jogos de Banheiro, Bebê, Bicos e Barrados, Frutinhas, Bolsas, Cachecóis, Casa (trabalhos para o seu lar), Flores em Crochê, Moda Praia, Ímãs de Geladeira e Lembrancinhas, Moda Inverno, Leitura de Gráficos de Crochê, Mantas, Meias e Pantufas, Natal, Porta Moedas, Sachês, Sapatinhos Bebê, Tapetes e Cortinas, Toalhinhas e Vestuário Feminino. Tenho também Dvds sobre Tricô e Bordado Livre (bordado da vovó). 
 
Acesse o Elaine Croche Vídeos e veja todo o conteúdo dos Dvds com a relação dos pontos e trabalhos. 
 
Para maiores informações sobre encomendas e Dvds, por gentileza entre em contato pelos e-mails abaixo:

tripiano@globo.com ou elainetripiano@gmail.com 

Visite o Cantinho das Alunas e veja diversos trabalhos das alunas (os) do nosso blog. Mande o seu trabalho para ser publicado. 

Obrigada pela visita e recadinhos! 

5 comentários:

Criando Artes Carla disse...

Olá Elaine, aproveitando o feriado para ver as novidades, valeu pela dica amiga, os meus fios sempre enrolam, pego outro novelo, mas agora vou fazer certinho.
Beijos, Carla

Isadora disse...

Adorei a dica de dobrar o papelão dos novelos que tem papelão por dentro, eu não sabia e sempre comprava dois novelos!
Obrigada!

Anônimo disse...

Olá Elaine,

Adorei a sua dica em fazer esse "post", e a iniciativa. Vou recomendar lá no meu blog. ogatorosa.blogspot.com.br
P.S.: Aprendi crochê sozinha, aliás, aprendendo só pelos seus vídeos. Você tem uma ótima didática.

Beijos,
Luana

Virlene disse...

Amei as dicas bjs

Cristina disse...

adorei esse post. aprendi mais uma coisa com você. Feliz 2017!