8 de fevereiro de 2010

ESCLARECIMENTO SOBRE A FLOR ENROLADINHA

Olá meninas

Quem conhece meu trabalho sabe que não costumo me envolver em polemicas e intrigas. Recebo diversos comentários maldosos todas as semanas e faço apenas apaga-los e esquecer o ocorrido me concentrando apenas no meu crochê. No entanto recebi um comentário após a publicação do meu último vídeo abaixo, me acusando de ter copiado está flor enroladinha de outro site. Quanto a isso gostaria de esclarecer o seguinte:


- a receita da flor enroladinha me foi enviada por uma aluna no final do ano passado. É de uma revista japonesa e pode ser vista na imagem abaixo. Como em todas as minhas peças dei o meu toque pessoal, melhorando o trabalho. De forma alguma foi copiada de outro site.
- faço crochê a praticamente 25 anos. Neste período acumulei um vasto material sobre está arte. Tenho uma das maiores bibliotecas escritas sobre o tema do Brasil, reunindo entre revistas e livros mais de 1.200 volumes.
- tenho acesso a internet a mais de 10 anos e em minhas andanças diarias salvo todo tipo de informação sobre crochê e tricô. Este material encontrasse gravado em cerca de 120 mídias de dvds. São imagens, receitas, revistas digitalizadas, etc. Um tesouro que guardo com muito carinho pois é impossível de ser reposto.
- como sou crocheteira antiga tenho o hábito de salvar amostras de trabalhos. São peças que acho interessantes e pego emprestadas para copiar. Algumas estão comigo a mais de 20 anos. Eram da minha avó, minha sogra, vizinhas, alunas, etc. Ate mesmo peças enviadas por alunas inclusive do exterior.


Com todo este material disponível e a minha capacidade com o croche, será que eu precisaria copiar o trabalho de outra pessoa? Lamento muito que alguém perca seu tempo para postar comentários feitos de forma covarde, se escondendo atrás do anonimato de uma internet. Sei que meu trabalho incomoda muita gente, mas vai continuar a ser feito da mesma maneira que vem sendo feito desde julho de 2.006 quando postei o primeiro vídeo de crochê em um blog. Um pioneirismo que ninguém pode contestar ou acusar de cópia. Lembrando que todo o acesso ao meu blog é feito de forma gratuita aos visitantes e continuará assim sempre.

Desculpem-me por estas palavras, como já disse não sou de me envolver em intrigas. Mas as vezes é preciso esclarecer certas coisas que podem prejudicar o trabalho sério que desenvolvo a quase 4 anos em prol da divulgação e ensino desta arte.
Vamos para o crochê que é o que realmente interessa.

Beijos a todas

Elaine



97 comentários:

Marina disse...

Elaine,

Uma pena isso acontecer com você. Mas não se preocupe, quem te conhece sabe que você não precisa copiar e sempre informa a parceria caso a receita seja de outra pessoa.
Muita luz pra você!

bjs

Anônimo disse...

Querida Elaine, bom dia!
Realmente, essa pessoa não a conhece, do contrário não teria feito esse comentário tão infeliz e mesquinho. Continue sendo o que vc sempre foi, é e sempre será para todas nós:UMA GRANDE MESTRA!
Bjos e um grande abraço.
claudinete. Maceió-AL

Loide Soares disse...

Olá amiga.Sinto muito pelo o que aconteceu,não fique triste,isso é coisa de alguem que não tem a capacidade que vc tem e tbem não tem e nem conhece o carinho que vc tem por nós ,que somos suas alunas e admiradoras.Deixemos isso de lado e vamos comemorar o primeiro mes da Melody,ela é linda,etou apaixonada por ela,tds os dias vejo as fotos do dia que ela nasceu e agora tbem a participação especial no video.
bjs
fique com Deus. loide bacarim

Nélia Botelho disse...

Olá Elaine!
Tal como a Elaine, faço crochet há muitos anos, (cerca de 50!) pois sempre me vi com agulha de crochet na mão e continuo sempre a aprender, incluindo consigo.
O seu trabalho está corretíssimo e por isso só tenho de lhe dar os parabéns pela enorme dedicação, paciência e persistencia que tem mostrado no mundo do crochet.
Uma ótima semana
bjs
Nélia

Sergia disse...

Hola Elaine. No prestes atención a la gente que se expresa sin saber o por envidia. Hay mucha gente que no tiene la capacidad que tu tienes y utiliza su tiempo para cosas tan desagradables como lo que hizo esta persona.
Muchas gracias por compartir con nosotr@s tus hermosos trabajos. Eres una persona que puede andar con la frente siempre en alto.
Un fuerte abrazo para tí, y un besito a Melody

Anônimo disse...

Querida Elaine
Ola!
Como pode ter pessoas que perdem tempo p/ ficar escrevendo uma coisa dessas...eh nao conhece realmente nadinha mesmo da nossa p/ lah de expert queridissima Elaine!!!
Esse blog e voce me ajudam demais tirando minhas duvidas...ensinado td bonitinho...explicadinho....c/ imagem de otima qualidade.
Elaine vc vale mais que ouro....maozinhas preciosas!!!
Um forte abraço!!!
Bjinhos!!!
Midori-Japao

Débora disse...

Achei isto um absurdo, você é maravilhosa, aprendi o pouco que sei de crochê contigo, adoro seu trabalho.
Deus te abençõe sempre!!!

Beijos

Débora
http://aprendendocrochenanet.blogspot.com/

Edna Moraes disse...

Sem comentários, criatura digna de pena, se ela se ocupasse fazendo as coisas que vc ensina, certamente não teria tempo p/ essas palhaçadas.
Ainda bem que vc está muito (muito mesmo) acima disso.
Beijo minha querida, e um super cheiro na super Melody.
Fica com Deus

Edna Moraes

Maria Luisa disse...

Tu generosidad es poca veces vista,gracias a tus vidoes muchas de nosotras hemos aprendido un montón de tecnicas y secretitos.Los comentarios mesquinos y maliciosos son de gente igual...- Te queremos mucho y sos muy valiosa para las que realmente amamos el crochet. besitos.Luisina

fatima ramos disse...

Carissima Elaine, em Portugal temos um ditado muito interessante que é:

VOZES DE BURRO NÃO CHEGAM AO CÉU

Por isso mesmo continua com toda a simplicidade a que nos habituaste e a dar-nos muitas vezes lições de força.
Um forte abraço

Fatima

Anônimo disse...

Elaine,

não fique chateada com esses ataques , a arma dos invejosos é fazer críticas infundadas , é querer barrar o seu trabalho ,todos os dias eu aprendo com você ,eu comecei a me interessar por croche em 2006 , justamente por causa do seu blog , eu não sabia ler gráficos , só fazia uns barradinhos meia boca , comprei vários dvd's seus e hoje estou arrebentando . Continue a incomodar os invejosos , você é D++++++
IEDA/Brasília

Parabéns pela sua abençoada filha a MELODY

Isa disse...

querido elaine, en mi pais tenemos un refran "a palabras necias, oidos sordos" no merece la pena que contestes a estas personas. las que te conocemos sabemos lo generosa que eres por compartir desinteresadamente tus conocimientos con nosotras. con tus videos he aprendido casi todo lo que se, es mas, seguramente no me habria apasionado tanto hacer crochet.
felicidades por tu princesa, es preciosa. un abrazo, isa.

Anônimo disse...

ai,ai,ai que dor de cotovelo que essa pessoa está só pode sai por ai criticando o trabalho dos outros olho gordo sei lá essa pessoa precisa de uma corrente de oração para tirar essa inveja de você querida,amada,honesta,generosa,amiga de todos que faz essa arte maravilhosa que nós admiramos e que eu particularmente copio simmmm as maravilhosas peças querida fique com Deus que ele continue te abençoando com esse dom de fazer a arte acontecer
aline taubaté-sp

Unknown disse...

.Oi minha mestra!!
Olha, vc tem coisas muito mais importantes para se preocupar né amiga?
Inclusive, uma jóia lapidada que a sua filhota Melody...
Olha, tem pessoas que acham que para brilhar, tem que apagar o brilho dos outros..só que não conseguem.

Não se importe, para mim vc é e será sempre especial!!!

Vc, a Sônia, a Nelia e muitas outras crocheteiras experiêntes e maravilhosas sempre estarão brilhando... e Deus sabe muito bem quem tem maldade no coração!

Um grande beijo para vc e para a sua princesinha!!!

Beijos e te adoro!!

Anônimo disse...

MNHA QUERIDA
Sempre visito seu blog,admiro mt seu trabalho e sua generosidade em dividir com todas nós!
Quem fez esse comentário não merece mm resposta,Ignore e Seja Feliz!!!
Parabens por sua princesa!!
bjjj
vanda

vilma disse...

Infelizmente amiga Elaine a internet nos traz coisas boas e más ao mesmo tempo...mas faça como diz o ditado: "os cães ladram e a caravana passa..." Vc e tds nos sabemos da sua capacidade e da sua honestidd...continue MARAVILHOSA como vc é! bjs vilma

Lúcia disse...

Olá, Elaine, em gene que deveria arrumar mais serviço do que ficar procurando defeitos e fazer intrigas com os outros que estão trabalhando e ensinando como vc. O melhor é não dar ouvidos e fazer o que é certo, como vc está fazendo. Afinal,vc está ajudando de grátis a todos nós, e estas receitas estão na net faz tempo; vc fez o favor de fazer um vídeo ainda!...
Bjs, parabéns! continue!
Lúcia

Débora disse...

Oi Elaine,

Sou eu de novo, esqueci de falar que eu fiz esta flor no sábado, acabei de colocar no meu blog.

Beijo

Débora
http://aprendendocrochenanet.blogspot.com/

mariliabaunilhaepatch@gmail.com disse...

Elaine,

Admiramos você como profissional séria e dedicada. E, agora, muito mais, por esta beleza de resposta à mesquinharia e inveja.
Somos suas fãs incondicionais.

Unknown disse...

Olá Elaine, admiro muito o seu trabalho e sou sua seguidora à 3 anos e sei que você não precisa copiar o trabalho de ninguem e quem faz este tipo de comentário é porque tem inveja do seu talento e da sua boa vontade em ensinar sem pedir nada em troca. Continue sempre assim e desejo muita saúde para a sua princesinha e para toda a sua familia. Um grande abraço, Eli

Anônimo disse...

Oi Elaine,
Sigo sempre seu blog, embora comente bem pouco. Admiro-a e espero que este comentário maldoso não a afete.
A internet é uma grande troca: de informações, de experiências, e, principalmente de afeto.
Estou solidária com você pois recebo,às vezes, também comentários anônimos, que deleto.
Quem é anônimo não merece crédito.
Parabéns pelo seu blog, parabéns pela pessoa guerreira que você é..
Bjos carinhosos...........

Regina A. Moro Garbeline disse...

Oi AMiga.
Liga não, é tudo inveja por vc ser tão maravilhosa. Ademais,como diz minha mãe: QUEM DIVIDE, MULTIPLICA.
Foi assistindo seus videos no YOUTUBE que me fez ter vontade de fazer um blog só meu. Por isso e por tudo eu te agradeço.
Fique com DEUS e com meu abraço.
Regina

renato disse...

vc nao deve se esquentar com isso,pois tal estresse pode secar o seu leite, e o leite materno é o melhor alimento para o bebe,mas é até engraçado vc copiando coisas de alguem,essa pessoa nao vive no nosso planeta professora felicidades para abebe.........Rita

Karina Grechi disse...

Elaine, vc fez muito bem em responder, mas peço que não se perturbe com esse tipo de gente ou comentário. Curta sua filhota, sua família, continue dedicando o mesmo carinho ao crochê e as pessoas que tanto tem aprendido com vc e sua arte. Te admiro muito, aliás, sempre te uso como exemplo em minha casa, pois acho extraordinário que vc ainda encontre tempo para ensinar, via net, o que adquiriu através de muito esforço e dedicação.
Parabéns, minha querida, e deixe de lado tudo o que não te pertence, infelizmente nós, seres humanos, estamos muito atrasados no que se refere a respeito, dignidade...
Beijo grande!

Renata disse...

Boa tarde à todas.

Achei ótimo seu esclarecimento, e quem te conhece Elaine não há sombras de dúvidas que você tem caráter! Acho muito engraçado, como existe um ser tão baixo que é covarde, eu já presenciei pessoas copiando seu trabalho e você não foi satisfação, quem te conhece sabe a qualidade, a honestidade do seu trabalho. Continue sempre assim e ignore essas pessoas.
Um recado para esta pessoa: Infeliz veja quantos seguidores tem o blog da Elaine, veja quantos trabalhinhos ela deixa disponível para quem quer aprender e que não tem condições de comprar o DVD, ela não é egoísta igual você.

Gente um grande beijo em seus corações e Elaine, por favor continue sempre assim!!!


beijossss

eliana disse...

elaine gente invejisa e sem capacidade e assim mesmo, faço croche a muitos anos ,e faço como como vc pelo muitas ideias da net e dou meu toque pessoal logo estarei postando meus trabalhos e vc vai ver que tem muita coisa sua hahahah ,nao desista dessa sua obra pq quem e crocheteira de verdade esta sempre aprendendo coisas novas e se reciclando,um bjs a vc e força eu estarei sempre aqui te visitando bjs

vera cecilia disse...

Elaine, é duro ser boa, a invejade quem não sabe nada mata. Quer atingie o inatingivel, não se desculpe a quem não merece. Beijos
Vera Cecilia

shelly disse...

oi Eliane boa tande. sempre agradeço a deus por eu ter conhecido o seu lindo trabalho.vc posso dizer que sou pessoa mais lindo por ter visto os croche e ter tirando do fundo do porço porque hoje ver o seu trabalho e comeso fazer ainda estou aprendendo vou fica devendo a vc por,ter um lindo trabalho.deus vai sempre lumina vc.obrigado pelo lindo trabalho...

Ivete P. Santana disse...

Oi, querida prof.ª Elaine!!!
Quem pratica boas ações, sempre incomoda...os que não tem coragem!!!!
so tenho a dizer muito Obrigada por nos ensinar....continue plantando sementes selecionadas, que a colheita será de fartura e bençãos, nem se preocupe c/ quem so planta (erva daninha).....mtos bjos p/ Melody e um carinho na Gueby.....abraço carinhoso de sua aluna Ivete.

Milena disse...

Elaine, sinceramente não sei porque as pessoas fazem isso. É uma injustiça tão grande. Você é uma pessoa iluminada que ensina de graça para quem quiser aprender, coisa que ninguém faz, todos querem lucrar e lucrar. Quando conheci seu trabalho fiquei simplesmente maravilhada e agradecida por alguém ensinar tão bem e dessa forma o crochê.
Só uma coisa que eu falo: fique tranquila porque isso é incapacidade e inveja e vc sabe muito dessa arte não percisa copiar nada! Você mesma cria suas peças....esquece esse pessoal baixo e continue brilhando!
Abraços da fã que te AMA!

Wal Pavão disse...

Minha querida não se importe com este tipo de pessoa, caracteristica de quem gosta de fomentar a maldade, de desocupadas cujo unico objetivo é viver à sombra dos que obtem sucesso.
Vc é uma criatura maravilhosa, basta ver teus trabalhos e teu gesto solidário em compartilhar teus maravilhosos trabalhos, tirando duvidas e auxiliando a todos nós.
Continue sempre olhando para a frente, pq se olhar para baixo vai ver muitos desses serezinhos rasteiros que merecem nossas orações para evoluir.
Gde beijo e parabéns pelo teu lindo trabalho.
Quando tiver um tempo, passe no meu blog por favor. Tem um pap de uma flor (em japones) chamada A FLOR PERFEITA, que não consigo entender. Se vc puder ajudar......mais uma vez, obrigada!

Anônimo disse...

NAO SE PREOCUPE ELAINE ESSA PESSOA ESTA COM INVEJA ,POR QUE SABE QUE VOCE Ê UMA PESSOA MUITO DO BEM.BJSSSS.CRIS

Lu Angel Artesanatos disse...

Elaine todas nos sabemos que vc não precisa disso, vc tem o dom de ensinar e o seu sucesso causa inveja a pessoas desse tipo que n sabem como cativar as pessoas ao seu redor, por isso acham uma maneira de atacar...não ligue. Eu e muitas outras pessoas aqui continuaremos admirando seu trabalho, bjs.

Pérolas do Crochet - Renata Vieira disse...

Ô Elaine, continue assim, bola pra frente passando por cima desses aborrecimentos.. Infelizmente tem muita gente assim, que se aproveitam do seu trabalho... dos seus videos.. da sua dedicação e quando não conseguem fazer mais nada que preste saem por ai criticando ou fazendo essas coisas... Bola pra frente!! Vc é guerreira! E ó, não será a última, viu?! Vc é maravilhosa e muito talentosa! Fica tranquila e com Deus!

Anônimo disse...

Querida Elaine,

Continue sendo como vc sempre foi: generosa, prestativa, humilde, criativa, solidária e acima de tudo, desprendida.
Nós te amamos...
Ai de nós sem vc!
Obrigada por vc existir!

Bjo, Zilene

zpmarum@gmail.com

Cafofo da Mônica disse...

Oi,fessora!!!!

que pessoas ou pessoa invejosa!!!
Fiquei muito triste com tudo isto.
Logo com você,que nos ensina tantas peças lindas e de graça como você mesma disse.

Fessora,tudo que sei aprendi com você e tenho uma gratidão enorme por isto.

Aprendi o crochê,ler gráficos,tricô e agora o bordado com você!

Pessoas assim são doentes e como disse uma das suas amigas aí em cima,esta pessoa devia procurar aprender com você que é mestra,não adianta ela se revoltar,VOCÊ É MESTRA E NÃO PRECISA COPIAR NADA DE NINGUEM, SABE FAZER E PRONTO, ACABOU!

Não liga para ela não,ninguem neste
mundo apaga o BRILHO DE UMA ESTRELA!

Vá até a Melody,abraça,morde,cheira,aperta e assim vai renovar suas energias.

Fica com Deus ESTRELA,
Beijos no coração,
da aluna que te adora,
Mônica Beatriz.

PS:
Fez bem em se manifestar,afinal você é uma pessoa boa,maravilhosa e generosa e ninguem melhor que eu sabe disto. Mas nem por isto vai ficar levando desaforo para casa

Anônimo disse...

Elaine não ligue para isso, só tenho agradecer a vc pois estou aprendendo muito com so seus videos e admiro muito o seu trabalho, continue vc ajuda muito passando os seus conhecimentos para gente obrigada Elizangela

Miriam (Loira) Reinozo disse...

Quem tem o tempo ocioso,sempre acha coisas ruins para fazer,em vez de ficar falando que vc copia elapqelanao vai tenta achar alguma coisa boa para fazer,inveja e mto feio,so q no fundo elas nos da um empurraozinho para melhorar sempre mais(vc nao sei nao,acho vc o maximo)

Parabens pela Melody.
bjos

Sinhá Croche disse...

Querida Ealine voce fez muito bem em não valorizar o ocorrido e fez bem tambem em dar a resposta. Ore por esta pessoa mesmo anonima, pois ela precisa de Deus no coração. Um abraço caronhoso. A Melody é linda!

Adriana disse...

Elaine vc é maravilhosa ajuda pessoas que nem conhece eu sou uma delas...amo seu trabalho continue assim...PODEROSA...bjks na pequena!

sarabeatriz disse...

Hola elaine : No haga caso a esos comentarios absurdos. En mi pais tenemos otro dicho LADRAN SANCHO SEÑAL QUE CABALGAMOS, no lo cree,siga adelante ya nos demostro lo fuerte que es en la vida y en el croche, mil besos.

AD-EDNA ARTESANATO disse...

Elaine meu anjo,

tem um proverbio que dis:
o prazer do insensato é fazer o mal; mas a sabedoria é o prazer do homem sábio.
como a tempestade passa,asim o impio desaparece,mas o justo permanece para sempre.

e é assim que a enchergamos,como uma pessoa sábia e justa.

bjs.

Cida Lopes disse...

Olá meu anjo,

Você tem luz própria , e isso incomoda os outros principalmente pessoas desocupadas.Beijos no coração!

**Yohanny** disse...

Hola
elaine no prestes atencion a esas personas que no tienen nada que hacer...
sigue como siempre y gracias por enseñarme tanto crochet..lo adoro..
besos..
yohanny

Rosaluz disse...

Elaine,o único intuito desse "anônimo" é o de te aborrecer. Continue a ignorar todo e qualquer comentário de pessoas mal intencionadas.
Lembresse sempre de que você tem que se manter serena para a boa qualidade do seu leite.
Sou enfermeira e faço meus crochês nas horas vagas. Sempre passo aqui no seu blog para olhar as novidades, e sempre saio inspirada.Que Deus te proteja sempre e te dê muita saúde para criar seus filhos, bjs.

inessag disse...

Olaaaá querida amiga e mestra boa tarde querida!! Infelizmente minha linda aqui no nosso mundinho mágico também existe criaturas dígnas de pena ..invejosas ..seres pequenininhos por dentro ... Vc faz muito bem em não dar a mínima... apenas esclarecer o ocorrido que não te atinge pois vc não precisa disso pra se vangloriar...Quem não tem oque fazer...procura motivos pra viver ..e nem consegue apenas vegeta por não ter luz própria vive a sombra dos outros oque é de se lamentar!!!...Vc tem muitas coisas pra se preocupar e o importante que tem também admiradoras sem fim que a respeitam e aprende muiiito contigo !! Uma semaninha perfeitinha amiga ao lado dos seus abençoada e produtiva!!
abraçãooo te cuida e curte de montão as pessoas que te amam e que são amadas por vc!! Continue brilhando e desenvolvendo seu trabalho que é primoroso e que tanto tem contribuído ...somado na vida de todos nós que a queremos bem e adoramos tudo que se predispõe a realizar!!!
beijoquinhas mil na Melody
Inês

Unknown disse...

vc nao precisa copiar ninquem bjos neide de fortaleza

Anônimo disse...

Olá querida Elaine...
Adoro seu trabalho aprendi muita coisa com seus vídeos,acredito na sua integridade e sei que seu trabalho é digno.Esses comentários nem devem ser lidos,merecem ser deletados,ignorados...
Força e acredite que Deus tomará conta dessas pessoas maldosas.
Um bjo de sua admiradora.Neiva.^^

Teresa Agrello -RJ disse...

Querida Elaine, não se estresse com o ocorrido... você é muito maior do que o que nós vemos... obrigada por sua generosidade.
bjins na Melody... e pra você tb.

Teresinha disse...

Olá Elaine!
Não dê importância às pessoas maldosas e invejosas. Por elas existirem é que o mundo está como está!
Eu tenho 62 anos e penso que sempre soube fazer tricô e croché... tão pequenina era quando tentava imitar a minha mãe.
Então as agulhas eram de baquelite e, quando se quebravam, a minha mãe afiava-as e eu ficava muito contente com umas agulhas pequeninas para fazer casaquinhos para as bonecas.
Mas ainda tenho aprendido muitos pontos consigo. Obrigada!
Não se enerve com coisas de gente mal formada e pense na sua linda princesinha que precisa da sua mamã bem disposta e com muito leitinho!
Beijos da sua seguidora
Teresinha

Maria Cecília disse...

Elaine,


ignore!


Como dizia a minha avó, na sabedoria dos antigos, a inveja mata. E hoje sabe-se que este é realmente um sentimento muito sério, capaz de causar enormes prejuízos tanto ao invejoso quanto ao invejado, porque contém grandes cargas de energia negativa. Define-se a inveja como um desgosto pelo bem ou gela felicidade que é de outra pessoa. E um sentimento que leva o invejoso a vibrar negativamente ou a ficar com raiva, quando outro possui aquilo que ele gostaria de ter.


a inveja é a arma dos incompetentes.

o invejoso é uma pessoa frustrada.

Bjo
da sua aluna Tica

carla disse...

Essas pessoas tem inveja de voce mais graças a voce faço croche hoje e é uma terapia para min e ganho meu dinheirinho obrigado por me ajudar sem mesmo me conhecer carla

Nile e Richard disse...

Oi Elaine.
Não acredito em pessoas inescrupulosas que nem ao menos se indentificam.
Também temos este gráfico á muitos anos.
Seus trabalhos são maravilhosos e parabenizo-a pelo carinho,dedicação e paciência.
abçs.Richard.

Mel disse...

Hola soy mel ,no hagas caso amiga y sigue con lo tuyo !!!Cuando la conciencia esta en PAz toda tu vida tendra PAZ!!!."Dios conoce el corazon de cada una "Cariños Mel♥
Beijos da sua seguidora argentina !

Anônimo disse...

Olá Elaine! infelizmente há pessoas que tem muita inveja, que só sabem fazer mal pra outras pessoas...
não ligue não, vc é muito querida por nós, suas alunas virtuais...


bjs.

SANDRA.

Maria Clara disse...

Oi, Elaine,
nem precisaria fazer mais comentários, pois todas as outras pessoas se mostraram solidárias. Mas tb quero falar. Nao fique chateada. Que pena p pessoas q pensam dessa forma.
As pessoas tem que se lembrar que o sol nasce para todos. Sem egoísmo.
Tudo que faço através do seu video fica certinho e ousarei dizer que fica até bonitinho... nao sabia fazer absolutamente NADA até ter conhecido seus vídeos. Nao sei ler os gráficos, nao consigo...rsrs. então vou seguindo seus videos. e advinha: da certinho, fico até orgulhosa em saber q sou capaz...rs.
obrigada, q Deus a ilumine e ilumine sempre sua família.
abraços,
com carinho
M. Clara

Maria Clara disse...

Oi, Elaine, bom dia!
Gostaria de fazer um pedido. Tenho dois netinhos (homem), aliás, só tenho homens...rs. Tenho 3 filhos homens. Gostaria muito de fazer um gorrinho para eles. Um tem 3 anos e o outro 1 aninho. Porém, como ja lhe disse anteriormente, n sei ler gráficos. E só consigo fazer croche acompanhando os seus vídeos. Gostaria muito de comprar seus DVDs, porém no momento estou desempregada. Mas sei q Deus irá me ajudar e então poderei comprar. Por favor, poste um vídeo de um gorrinho, boina, pois é mais fácil, pois imagino que bluza ou outras coisas n conseguirei fazer ainda.
agradeço antecipadamente.
Linda sua filha. Espero um dia ter uma netinha tb...
abraços
clara

Anônimo disse...

Oi Elaine, não se importe com esses comentários alheios, essa pessoa realmente não sabe o que fala, o que importa é que vc é talento maravilhoso, e ainda passa pra gente o que sabe. Um forte abraço e um Beijo na Melody!!

Fran Reis disse...

Oi Elaine.
Sinceramente.... quem te acusou de plágio é, no mínimo, ignorante.
Você é uma artesã de mão cheia não precisa copiar nada já que possui experiência, portifólio e muita criatividade para criações próprias.
Outro detalhe: este gráfico da flor está em tudo quanto é canto, livre na net. Não é restrito a ninguém.
Que coisa mais esdrúxula te acusar de copiar o trabalho de alguém.
Mas, existem pessoas para tudo neste mundo.
Eu aprendi várias coisas com você e quando posto no meu blog faço questão de dizer que "aprendi com a professora Elaine".
Realmente... Falta do que fazer é o grande mal que assola a humanidade.
Deus te proteja e te guie.
Beijos
Fran

Adriana Naves disse...

Olá, Elaine,

É uma pena que algumas pessoas ainda percam tempo e sejam tão medíocres, fazendo uso de recursos tecnológicos como computador e internet para atacar covardemente a quem não faz outra coisa a não ser mostrar serviço... e isso você sempre fez: trabalhar com seriedade e de forma desprendida, compartilhando seu talento com todos nós. Muito obrigada por tudo o que você tem feito ao longo dos anos, ensinando sem se cansar. Seu exemplo e suas ações são suficientes para calar quaisquer palavras mal-intencionadas e difamadoras.

Grande abraço e muita paz, Elaine.

Adriana Naves
Hove-UK

Vânia Dias disse...

Oi Elaine
Que chatice né...isso não vai acabar nunca...eu mesma às vezes recebo tbm comentários sobre o pap da toalha de lavabo..vira e mexe tiro o pap do ar..aí chove pedidos...essa gente não tem o que fazer..todo mundo já tá careca de saber que crochê ou qualquer outra arte não muda nada..e se copiam qual o problema minha gente...a vida é tão curta pra gente ficar se apegando a pequenas coisas...eu sempre digo que a pessoa que faz uma coisa dessas deveria pegar numa agulha e fazer crochê..vai ver essa pessoa é tão pequena e incapaz que prefere atacar os outros..mas se deu mal pq todo mundo te conhece e sabe da integridade da sua pessoa e de seus trabalhos...coitada deve estar agora lendo todos os comentários e se mordendo de raiva..bem feito...amiga siga em frente não vai ser essa pequena pessoa que vai apagar o seu brilho!!!
Conte sempre comigo!!!!
bjs
Vânia Dias
fazendocroche.blogspot.com

Rella disse...

ola Elaine, primeiro quero dizer que a Melody esta muito fofa e ela mamando me trouxe lagrimas nos olhos...Parabens pela filhotinha linda e quem sabe a professora de nossas filhas e netas...rsrsr
quanto ao comentario maldoso essa pessoa não deve conseguir copiar nem os trabalhos dos outros imagine então criar algum, por isso s dor de cotovelo
mas isso faz parte da vida daqueles que querem trazer conhecimento
continue assim como és pois te amamos muito viu
bjs em suas mãos maravilhosas

Anônimo disse...

Olá Elaine, tudo bem? Beijo especial para Melody está linda! Em relação aos comentários é triste ver que há pessoas invejosas, mas quando a mim, mais um obrigado, pois tenho aprendido muito com o seu blog! Bem-haja!

Mónica
Portugal

Anônimo disse...

SOBRE O COMENTÁRIO MALDOSO E INFUNDADO ,NÃO MERECE,QUE SE LHE DÊ IMPORTÂNCIA NENHUMA."A SABEDORIA DA VIDA CONSISTE EM ELIMINAR O QUE NÃO É ESSENCIAL"EU CONTINUO A APRECIAR O SEU TRABALHO E VALORIZÁ-LO.QUE DEUS LHE GUARDE SEMPRE! LEAH FREITAS-PORTUGAL

βЭth ЯіɓЭіЯо disse...

Nossa, não ligue para esses comentários.
Tem um monte de gente que sai por ai nos Blogs, You Tube só para escrever asneiras. Se fosse desta forma, o que vc diria de nós, alunas, que copiamos seus trabalhos????
FELIZ AQUELE QUE TRASMITE O QUE SABE!
INFELIZ DAQUELE QUE TEM INVEJA , PORQUE INVEJA É FALTA DE CAPACIDADE!!!!

ABRAÇOS,
que Deus te ilumine cada vez mais e a nós também para que possamos continuar com nossos trabalhos.
Gente que critica sempre haverá...
FAZ PARTE DA INVEJA ...
E nem adianta o(a) engraçadinho(a) entrar no meu Blog depois e me insultar, eu apago também!!!
Estamos com você, Elaine!!!!!!!!!!

Elisabeth Ribeiro
Blog: fazendoarte-arteemcroch.blogspot.com

maria amchado disse...

Querida Elaine, nao sei quem eh essa pessoa, mas gostaria de fazer so uma pergunta a ela...se ela viu esse video, ela viu outros, com certeza...entao eu tenho so uma pergunta a fazer a ela.
Quantas coisas lindas ela ja nao aprendeu com os videos?
Quanto a voce, faz muito bem em nao dar atençao aos comentarios maldosos, de pessoas maldosas.
Eu so posso re dizer uma coisa....MUUUIIITO OBRIGADA, pelos videos, e por tanta dedicaçao, ensinado pessoas que nunca tiveram a oportunidade de aprender a fazer croche e agora tem....e que muitas delas fazem disso o seu meio de sobrevivencia.Parabens e que Deus te ilumine sempre.E parabens tambem pela bela Melody.
Abraços.
maria machado

Tricô a maquina Rose Mary + crochet disse...

Oi querida Elaine copiar é admirar ,porisso tudo que posso salvar dos teus videos,receitas e passo a passo eu aproveito tudo, tenho uma pasta esclusiva com teu nome. Só gostaria de te elogiar mais uma vez entre tantos que já recebestes, e dizer que teus trabalhos são maravilhosos e que sou tricoteira de coração,mas com tantas coisas lindas que ensinas ,tua dedicação,pelo crochê me apaixonei.Elaine com uma borracha se apaga um borrão, mas com mil , mil, elogios ficará gravado pra sempre o talento que tens no teu coração.obrigada por compartilhares,e seres esta pessoa especial. ABRAÇOS !TODAS NÓS SABEMOS QUE PROFESSORA TU ÉS!!!!!!!!

Lia disse...

Oi Elaine eu amo seu blog e vc está de parabens pelo lindo trabalho que faz!!!!
Infelizmente tem gente q ainda não sabe q o croche é iniversal e q a mesma peça pode ser feita no mundo todo pelos que amam esta arte.
Beijos, boa semana!

★ Siméia disse...

Olá querida Elaine!!
Não poderia deixar de vir aqui pra te dar o meu apoio e carinho.
Querida vc bem sabe que há pessoas no mundo que se sentem felizes em fazer o mal para os outros...
mas vc sabe tbm que estas pessoas são sem luz e sem amor próprio...
não conseguem enxergar além da inveja,do ódio,do rancor e da revolta.
Não enxergam que vc é uma pessoa do BEM e ILUMINADA por DEUS!!!!!!!!
Que vc dedica seu tempo em função das aulinhas...
para nos ensinar aquilo que vc ama de paixão fazer... que é o crochê...
Só uma pessoa assim sem alma pode lhe ferir e afrontar com comentários tão absurdos...
não respeita nem o seu resguardo q é sagrado para se ter sossego e harmonia...
essa pessoa é sem coração pois devia ter o mínimo de descência e ver que vc tem um anjinho aí na sua casa.
Que não pode se aborrecer e que tem que ter sossego para seu leite não secar...mas não vai secar!!!!
Sei muito bem da sua índole alías toda blosgfera sabe...
e não vai ser "umazinhaqualquer" que vai estragar tudo que vc conquistou com comentários tão ridículos.
amiga estamos aqui pra o que der e vier...
E viva a MELODY!!!Essa bebê tão linda e cheia de benção que veio para um novo tempo...tempo de SORRIR e ser FELIZ!!!!!


Um grande beijooooo!!!

pimentinha disse...

Olá como sempre o seu trabalho está o maximo.
Não devemos ligar as más linguas, só nos trazem influencias negativas.
Tudo de bom para si e para os seus familiares.
jinhos

Marina disse...

Oi Elaine eu sou sua seguidora a 3 anos e agora tenho um blog tenho algumas peças que fiz graças aos seus vidios e dei os devidos creditos.
Não se preocupe com essas ingurias pois quem faz a diferença deve incomodar que não sai das sombras.
Sua princesa é muito linda e parabens por tudo que vc faz.
Bjs

Marina Crochetendo

Edilene disse...

Olá minha Linda...

A cada dia, te admiro mais....
Assino em baixo em tudo que escreveu!!!
Como a Inveja é venenosa... mas nem ela, é capaz de tirar seu brilho e nem diminuir a amizade e carinho que sentimos por vc.
Depois disso, só me resta rezar ainda mais por vc e por sua felicidade, juntamente, com toda sua familia; pois só Deus, pode nos livrar destas coisas.
Um grande abraço, estou louuuuuuuuuuuca para te ver e ver minha fofinha... Fiquem com Deus

Edilene Brasilia DF

Maria Helena disse...

Oi Elaine, li sua resposta à despeitada e invejosa blogueira que se esconde no anonimato e VIBREI!!!!!!! É isso mesmo amiga, valeu, mas valeu mesmo! Não fique triste pois sempre haverá alguém que não consegue brilhar como você e ser tão querida ao mesmo tempo... Que Deus abençoe sua linda família e de modo especial a MELODY, cada dia mais fofinha! Beijos, beijos, beijos!!!!!!
Helena Carneiro.

Janaina crochet disse...

Oi Elaine ..isso tem nome e se chama inveja ..liga nao ..as tuas alunas e admiradoras sabem o seu carater ..orar e a solucao ..sai olho grande de cima da Elaine ..bjs ..

Anônimo disse...

Falou e disse!!

Só faltou dizer uma coisa: você é PROFESSORA de crochê. O professor pesquisa, e ensina com base em conhecimentos de livros, revistas, etc.

Você nunca disse que tinha inventado o crochê e sempre fez questão de mostrar peças de outras pessoas. Recordo-me de um post muito lindo sobre peças antigas que você fez as fotos em cor sépia, para parecerem fotos velhas e me emocionei muito.

Continue firme com seu trabalho, professora, que nós precisamos de você.

Beijos na família e um beijão na Melody.

Etelvina.

Sônia Maria disse...

Olá, Elaine querida!
Só agora vi que postei meu comentário no post da flor. Por isso resolvi postar aqui também.
Essa pessoa não se cansa de te atacar. Agora que reagiu ela deve estar feliz. Atingiu seu objetivo que é te ver chateada. Não ligue para esse tipo de gente não, amiga. Você esta muito acima dessa pessoa que no mínimo deve ser uma infeliz, dona de um blog medíocre, sem amigas, sem visitas, sem competência e sem imaginação.
Eu e, com certeza, a maioria absoluta das crocheteiras do Brasil e do mundo, somos suas admiradoras. Você é nossa mestre maior.
Eu lhe sou muito grata por tudo que nos ensina. Por inúmeras vezes solucionei minhas duvidas no seu rico blog e maravilhosos vídeos.
Siga em frente amiga. Pule esse cascalho, por que isso nem pedra é, e vá em frente. Deixe que essa pessoa fique parada no tempo só se preocupando em como te ofender e se esquecendo de crescer profissionalmente e principalmente como pessoa. Você é muito maior que tudo isso. Você é uma pessoa abençoada e sabia. Eu só tenho elogios e agradecimentos a você e a sua linda família.
Beijoquinhas na Mel um grande abraço a todos vocês,
Sônia Maria

Andréa disse...

Querida Elaine, estava com vontade de escrever para você faz tempo, agora com esse comentário achei a hora certa.
Gostaria que as pessoas entendessem que quando mais gente ensinando até o mesmo modelo, mais pessoas aprendenderão.
Sendo igual ou parecido não faz mal, pois neste mundo poucas coisas são exclusivas principalmente numa arte tão antiga.
Tenho muito que agradecer, pois minha avó que infelizmente já é falecida me ensinou o esquare, mas com o tempo esqueci.
Sempre tive muita vontade de aprender e graças a sua generosidade estou aprendendo cada dia mais. um beijo para vocÊ e sua flihota e meu filho Roger de dois anos fica todo eufórico toda vez que o nenê como ele diz aparece na tela.

Paixão pelo artesanato disse...

Olá querida Elaine! vc nem precisa se retratar porque nós sabemos da seu caráter e da sua integridade, pessoas como essas são mesquinhas e deveriam ocupar o tempo por exemplo:fazendo crochê seria muito mais feliz.Beijos Maria da Conceição

Unknown disse...

Oi Elaine espero q esteja tudo ótimo com vc eu tenho a resposta do pq te acusaram de copiar a florzinha , pura inveja ,pois vc ñ é boa no q faz , mas sim MARAVILHOSA ñ se preocupe com as criticas pois quem conhece um pouquinho do seu trabalho ,como eu por ex aprende a simplesmente amar os seus trabalho , 1 bj p/ vc e 1000bjos p/ a filhota q é muito linda q DEUS te proteja sempre

Marina disse...

Elaine
Eu ja mandei um comentário e estou mandando outro não se preocupe com pessoas que só conseguem aparecer tentando distruir a imagem boa e sincera dos outro essas pessoas vivem no anonimato e quando alguem como vc vem para nos dar uma luz e nos ensinar, e consegue o seu sucesso isso incomoda, mais Deus tem te iluminado e sempre vai te iluminar. E Sempre vai abençoar vc e toda sua familia.
Bjs
Marina

Unknown disse...

Ah..... tua arte e bondade são bem maiores.... segue a tua vida e cuida da tua linda bebê..... Deus te guie sempre!
Continue esse trabalho lindo...!

Midori Crochet e Acessórios para Bolsas disse...

Olá minha amiga. Fiquei chateada com esta situação, não pelo fato de você ter que esclarecer algo, porque, certamente você recebe mais comentários anônimos idiotas como este e, mesmo porque, com a sua credibilidade, nem precisava se dar ao trabalho de responder. Mas, fico chateada porque existem pessoas que se dão o trabalho de não fazer bons comentários, mas de produzir motivos para fazer os maus. Infelizmente, não é a primeira amiga que passa por isso e, com certeza, não será a última. Nem tenho muito o que estender sobre este assunto, basta simplesmente atropelar esse momento irritante e direcionar as emoções sentidas ao ver essa quantidade maravilhosa de mais de 80 comentários, inclusive o meu, de pessoas que admiram o seu trabalho e dão o verdadeiro valor e reconhecimento aos seus esforços. Você é uma pessoa muito querida e honesta, e esses são os maiores motivos para atrair pessoas má intecionadas, mas com certeza, atrai muito mais pessoas bacanas que te acompanham todos os dias e isso supera qualquer ato que um anônimo invejoso esteja tentando fazer. Sei que nem está lembrando mais o que esta pessoa lhe fez, tão insignificante é esta atitude, frustrada, inclusive. Mas o maior tapa na cara que ela poderia tomar, foi justamente esta postagem com esse batalhão de pessoas ao seu lado. Fiquem todos com Deus, miga e super beijo na Melody. =^.^=

Wania Vieira disse...

Ola querida!
Só pode ser intriga mesmo, com o dom que vc tem nao precisa de forma alguma copiar nada de ninguem. Graças a vc já fiz muitos trabalhos em barbante, e gosto muito do todo seu trabalho beijos e continue a nos ensinar sempre.

Ju crochê e pintura disse...

Oi Elaine!!! Não se preocupe que nós suas seguidoras, alunas e amigas temos certeza que vc não precisa copiar nada de ninguém. Aliás nós é que tentamos copiar suas coisas afinal vc é uma excelente professora!!! Bjs

Prof. Virginia Carbajal disse...

Eres una gran mujer!! Dios te bendiga! No pienses en esos comentarios sin importancia, lo que importa es la gran bendición que es tenerte en la red compartiendo todos tus conocimientos.

Margareth disse...

Querida Elaine,
Isso é coisa de gente invejosa e incapaz, e o pior, com tanto tempo ocioso que se dedica a esse tipo de comentário patético. Sou sua fã e sempre serei, pois tudo que sei hoje em crochet aprendi com vc. O sucesso de uns incomoda outros, mas assim como aquele velho ditado árabe, "os cães ladram e a caravana passa"...
Beijos e muitas felicidades na nova fase de sua maternidade. Sua filha é linda demais!

Aprender Croche disse...

Olá Elaine
sempre passo no seu blog como em muitos outros para admirar os trabalhos das amigas, para aprender e para me inspirar e vi o que voce escreveu aqui ...
essa pessoa devia se envergonhar de falar uma coisa dessas para voce
não é mesmo?
Eu estou sendo perseguida pois dizem que eu imito a ou b mas nem me importo pois amo o croche e por muitas sequelas de aneurisma cerebral hemorrágico é uma terapia para mim e um trabalho maravilhoso que não envolve esforço e eu continuo aprendo aqui e ali e ensinando aqui e ali
Sua filha é linda!
Deus abençoe voces em todos os dias
Um abraço com carinho
da amiga Edinir

blog da marcelina disse...

Nem ligue pros comentários dessa gente que não faz nada a não ser demerecer o (lindo) trabalho dos outros. Você é 10. Adorei te encontrar na Internet, Já fiz um monte de coisas que vc ensinou e apresentei o seu blog pra todo mundo que conheço que gosta de croche. Gostaria de te enviar um modelo de bolsa que faço usando lacres de embalagens PET. Ficam lindas e vc poderia ensinar para todo o seu público. O que sabemos deve ser dividido com todos, ísso é ser humano. Como faço pra te mandar as fotos delas? Vc me manda um endereço de email?

Botões D'Flor disse...

bom dia, eu nao conheço a senhora pessoalmente, so sou seguidora da sua pagina pq eu gostava saber fazer croché mas nao tenho la mto geito eheh, mas digo para não ligar a esse comentários, sao pessoas invejosas acredite, aqui onde eu moro tb é mesma coisa elas criticam mas sao sempre as primeiras a copiar os trabalhos dos outros. Força ctn nunca deixe de ser como é FORÇA BJS SOFIA

ARTE POR AMOR disse...

Olá Elaine. Você esta certa em não se envolver com comentários maldosos. Eu quero te parabenizar pelo belíssimo trabalho na internet. Graças a sua boa vontade em dividir seus conhecimentos, aprendi a fazer coisas lindas. Você é uma profissional, uma artista e uma pessoa caridosa que não quer guardar só para si seus conhecimentos, e é por isso que seu blog esta no topo hoje. Espero que você nunca desista de continuar seu trabalho, principalmente na internet, pois você esta ajudando muitas pessoas a conquistarem uma profissão e melhorar a auto-estima.
Parabéns!!!!!!!!!!Um beijo.
Cris - sua fã

Rosi disse...

Elaine, vc é ótima! Sou iniciante em crochê e tenho feito diversos trabalhos através da sua capacidade de ensinar. Comentários maldosos nos aborrecem, chateiam, mas vc faz o que realmente tem que ser feito, continuar trabalhando, ensinando, progredindo. A cada trabalho que nós fazemos através dos seus ensinamentos vc se fortalece mais diante do Senhor que sempre a protegerá e lhe dará muita saúde, paz e harmonia. Além de suas atividades de mãe, esposa, dona de casa, ainda se dedica a nos proporcionar momentos maravilhosos com as suas obras primas. Vc é mto abençoada! Abraços!
Rosi - São Sebastião/SP.

Patri Artes disse...

A pouco tempo também recebi umas mensagens ridículas no meu blog de anônimo também. Apago, e a vida continua, fazer o que né? Me revoltou isso q aconteceu c vc. Afinal vc disponibiliza tantas receitas pra qualquer um fazer igual, que mal há nisso, se a pessoa não quer que copie, então que nem publique, que entroche numa caixa e viva a vida num orgulho besta, compartilhar as coisas soma conhecimento, e essa pessoa realmente não sabe o q é isso. Ai que raiva!!!

Bjs

Linhas, lãs, tecidos e afins... disse...

Já disseram que inveja mata. Mas eu discordo. Acho que inveja invenena, faz com que as pessoas sejam mesquinhas e tentem machucar, afetar outros.

Como você mesma disse, não é necessário se aproveitar do trabalho de outros pois você é tão boa quanto qualquer profissional talentoso de qualquer outra área e ponto.

Isso, infelizmente, sempre vai acontecer com quem procura fazer de seu trabalho uma arte, como é o seu caso ou o da Sônia... Mas pra cada 1 infeliz que tenta estragar seu dia, lembre-se que há milhares de nós pra não deixar você se abalar!


Abraços

SANDRA MENDES disse...

Abençoada de meu Pai,vc é uma dádiva que Deus colocou em nossas vidas, obrigada por tudo que vc passa do seu aprendizado para nós eternas aprendizes, que o Pai lhe dê em dobro, tudo aquilo que compartilha com cada uma de nós. Não dê resposta para afrontas. Um beijo no seu coração.

Fabíola disse...

Oi Elaine, tudo bem??
Eu faço parte de um grupo de crochê do google (o crochemania) e costumo dizer que você é minha heroína... com vc e seus videos aprendi muita coisa, eles sempre me salvam... às vezes no seu blog, às vezes no youtube mas eu sempre sei que posso contar com essa "salvação"!!! muito obrigada por suas mãos de fada!!!
aprendi hoje a fazer esta flor e a transformei num acessório para meu cabelo, se vc quiser ver, está no meu blog (http://crochecomchocolate.blogspot.com) e os devidos créditos foram concedidos a você, assim com o link para seu blog...
um beijo enorme, Deus te abençoe!!!!

izildinha Machado Borges disse...

Mas não é possivel que até no croche exista intrigas. Uma arte tão gostasa de aprender e de fazer. Só pode ser o ser humnano mesmo para fazer isto. Olha só o que tenho a dizer para quem ataca voce ZZZZZZZZZ

Marcia Regina disse...

ADOOOORO VOCÊ!!!!BJUS,BJUS!